Guia da Semana


Tiger Woods: atleta mais bem pago da atualidade, entende a importância do marketing pessoal

Um negócio como qualquer outro. Parece que realmente não existe mais espaço para o amadorismo no esporte. Salários milionários se tornaram comuns entre modalidades coletivas e individuais, com encargos divididos entre clubes e patrocinadores, que passaram a enxergar em algumas estrelas mais do que a oportunidade de vencer, e sim a possibilidade de um ótimo retorno de investimento. Desse modo, passamos a nos acostumar com uma nova realidade: os atletas milionários.

Eles estão em todo os lugares, do automobilismo ao futebol americano. Para se ter uma ideia, apenas na NBA existem nada menos do que 17 jogadores ganhando mais de US$ 20 milhões por ano, como o pivô LeBron James, do Cleveland Cavaliers, que abocanhou US$ 40 milhões no ano passado, entre salário e patrocínio.

Um por todos
Antes de tudo, é importante lembrar que um atleta só entra na lista dos salários multidígitos se ele for realmente bom em seu esporte e investir na própria imagem. Participar de comerciais na televisão, carisma com patrocinadores e propagandas em fundações beneficentes, também ajuda bastante.

Dito isto, no mundo atual, nenhum atleta é como Tiger Woods. O brilhante golfista norte-americano deverá se tornar o primeiro esportista bilionário da história em 2010. Essa é a projeção da revista Forbes, que calcula seu lucro anual em algo como US$ 115 milhões, incluindo premiações em torneios, patrocinadores e lucro de suas empresas de merchandising. É um pouco mais do que o rendimento de Michael Schumacher há alguns anos, quando o alemão ainda pilotava.

Que Woods é uma máquina, ninguém discute. Além do âmbito esportivo, ele acumula patrocinadores fortíssimos em diversos segmentos: Nike, Gatorade, Gillette, Tatweer, EA Sports, Accenture e Tag Heuer. Para fins de comparação, o segundo golfista que mais ganha dinheiro na atualidade, Phil Mickelson, ganha metade dos dólares do número um do mundo.


O pivô LeBron James, que faturou US$ 40 milhões em 2008

Todos por um
O que justifica salários milionários para um esporte que está longe de ser um dos mais populares do planeta? A resposta está na publicidade, que se torna mais eficiente quando focada em um único personagem. "Para o marketing, se torna mais atraente centralizar suas ações e o retorno em um esportista de grande performance, que logo se torna um ídolo e um ícone, mesmo que represente um esporte mais elitista. Assim acontece com Tiger Woods, no golfe, ou com Rafael Nadal, no tênis", afirma Fabio Chiorino, jornalista e professor do MBA em Marketing da Universidade Cruzeiro do Sul.

Mas embora ganhem menos, os atletas coletivos também têm a sua vez. Atrás de Tiger Woods, o segundo esportista que mais ganhou dinheiro em 2008 foi David Beckham, acumulando US$ 50 milhões. Mesmo não sendo o melhor jogador do mundo, o segredo do inglês é conhecer bem o negócio do esporte, construindo uma imagem forte em todos os continentes, especialmente na Ásia.

Por mais estranho que pareça, no mundo dos esportes remuneração não é necessariamente proporcional ao talento. O importante é saber se vender. Prova disso é o fato de que atletas mais polêmicos ganham bem menos do que poderiam. O nadador Michael Phelps, maior atleta olímpico de todos os tempos, foi flagrado recentemente consumindo drogas. Com isso, perdeu um contrato milionário com um grande patrocinador, fabricante de cereais.

"Adriano e Robinho também deixaram que problemas pessoais ganhassem as páginas dos jornais e estão enfrentando o descrédito de patrocinadores e dos próprios torcedores. A conduta de um atleta influencia diretamente nas ações e no planejamento de marketing. Dessa forma, investir num esportista "bonzinho"´ é um retorno mais garantido e com risco consideravelmente menor", completa Chiorino.

Atualizado em 6 Set 2011.