Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Toda temporada de verão, sempre surge a mesma perguntinha infame: qual será o hit do verão? Quem promete se destacar, quem merece atenção, qual lugar se deve visitar... As pessoas mais influentes - ou pelo menos que pensam ser -, realizam listas e várias outras formas de nomear tudo aquilo que poderá ser a nova onda. Olha, essa última palavra foi tão hit de algum verão psicodélico, não? Melhor substituir por hype.

E essas nomeações são de diferentes setores. Gastronomia, novela, celebridade, moda, música, etc...

Na gastronomia, o lance é ter um restaurante da moda, frequentado por modelos que comem quase nada, mas que possuem presenças essenciais para o termômetro do ambiente. Basta alguma modelete, de preferência uma Angel da Victoria´s Secrets dar pinta uma noite, para dizerem que esse será o point da temporada.

Sabe qual é o meu point da temporada? Um belo sanduíche de peito de peru, mussarela de búfala e tomate seco no pão de ciabata da Bella Paulista. É sempre depois de uma ferveção noturna que você precisa repor as energias. E como eu mesmo digo: eu malho pra isso!

Da Bella Paulista direto pro Pão de Linguiça do Pepe. Chega ao fim uma das novelas mais incríveis de que se tem notícia. A Favorita, sem dúvida alguma, foi a novela do momento. Mostrou o lifestyle paulistano e a vida como ela é, afinal de contas, o Rio continua lindo, mas a gente não tem tempo pra curtir a linda praia todo dia, como mostram outras novelas.

Além da novela, o que mereceu destaque nessa temporada televisiva foi a série Ugly Betty. Muito bem-humorado, o programa retrata o mundo fashion com veracidade e apresenta um carinho especial pelo Brasil. Vira e mexe o país é citado como referência de beleza natural. Não à toa, Adriana Lima já participou de um dos episódios.

Falando em TV, lembro-me das celebridades. E essas sim, fazem com que cada temporada seja inesquecível. Verão passado surgiu uma legião de mulheres-frutas. Até concordo em dizer que elas realmente foram a sensação de 2008, porque cada uma caprichou mais que a outra no quesito aparição. Realmente o verão é a época ideal para a nova safra de subcelebridades serem lançadas ou mesmo repaginadas. É quando o sol queima na praia do Pepê e os paparazzi, atrás de estrelas do primeiro escalão, se contentam com um topless ou qualquer outra bizarrice digna de uma foto flagra. E depois ainda dizem que essas pessoas não sabiam que estavam sendo fotografadas.

Minha promessa de celebridade pro verão: Luiza Brunet. Mais clichê impossível.

Passando pelas celebrities, chego à musica. O que ouvir nessa temporada? Os populares sempre buscam o óbvio. Tudo aquilo que remexe o bumbum e levanta as mãos pro alto é o que faz sucesso. Axé, funk, pagode, ritmos universitários - sertanejo, forró - é o que dizem ser a trilha sonora pra se ouvir. Muito pior que tudo isso foi a aparição, também em algum verão não muito distante, da dança do quadrado. Quer coisa mais ridícula do que essa? Somente o grupo Kaoma nos 90´s.

Felizmente, nada disso entra no meu iPod, exceto o bom e proibido funk carioca. Deize Tigrona e Gaiola das Popozudas estão sempre me dando condição nos treinos aeróbios. Sabe o que mais eu indico? Lady Gaga, Duffy, Kylie Minogue, Diogo Nogueira e Roberta Sá.

Fashionistas a parte, todo mundo sabe que em tempos de crise, compras de sungas e de meias novas, já estão de bom tamanho. Em pleno verão brasileiro, os estilistas lançam suas coleções de inverno. E evidente que na moda não pode faltar os insultos em forma de hit. Vira e mexe um editor ou colunista de moda elege a peça X, que será o hype da estação. Desde a volta da cintura alta, uma febre de mulheres quadradas surge nas ruas todos os dias. Sim, porque se a mulher não é magra e alta o suficiente para usar, fica parecendo um saco de papel amarrado no meio.

O "must have", segundo Ale di Lima: óculos oversized, calça saruel e tudo aquilo que esteja de acordo com sua forma física. Não seja uma fashion victim!

Falando nisso, talvez as maiores vítimas da moda sejam as modelos. Consideradas cabides ambulantes, têm sempre que manter o peso e a forma, andar com saltos altíssimos e acima de tudo serem lindas. Toda época de desfiles, os tais críticos de moda chamam a atenção para uma, seja pela pouca quantidade de celulite nas nádegas, ou pelo excesso de dobrinhas na cintura, como foi com a top Karolina Kurkova, em sua recente passagem pelo Brasil. De tão fora do peso que estava, seu sobrenome virou gíria pra dizer que alguém está fora de forma.

Espero que tenha entendido que por mais influências que tenhamos dos formadores de opinião, amigos ou mesmo de alguém apenas mais interessante que você, cada um tem o discernimento para fazer suas escolhas, seja no hit do verão, ou na própria vida.

Leia colunas anteriores de Ale di Lima:

? Sex and the city


? O sexo e o ramo do entretenimento


? Celebridade pode errar, ou deve servir como modelo de vida para nós?


Quem é o colunista: Ale di Lima

O que faz: Agente artístico e freqüentador assíduo do underground paulistano.

Pecado Gastronômico: Pavê preto e branco, devorado durante o day off.

Melhor lugar do Brasil: O pôr-do-sol na praia de Ipanema.

Para falar com o Ale: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.