Guia da Semana

De acordo com o advogado André Tavares de Oliveira, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF relatam que cerca de 70% das crianças e adolescentes recebem maus-tratos físico e mental dentro de casa, ou seja, abuso físico, emocional ou sexual e negligência de cuidados. Cerca de 90% dos agressores são homens e mais de 80% são conhecidos das vítimas, sendo que o incesto pode ocorrer em 10% das famílias.

"Embora a maioria dos abusadores seja do sexo masculino, as mulheres também abusam sexualmente de crianças e adolescentes. Esses casos começam lentamente através de sedução sutil, passando à prática de ´carinhos´ que raramente deixam lesões físicas", diz.

Quem é o agressor

Pai - 52%
Padrasto - 32%
Tio - 8%
Mãe - 4%
Avô - 2%
Primo/ Cunhado - 1%


André conta que a maior porcentagem de vítimas está entre crianças menores de 10 e 12 anos e até bebês. Quando a criança atinge uma idade maior, ela começa a questionar, mas não é fácil se livrar do abuso, pois muitas vezes o fato envolve ameaças.

Foto: Sxc.hu
Os estupradores costumam utilizar força física, armas brancas e de fogo, além de ameaças de espancamento ou morte para dominar a vítima, impedindo-a de denunciar. A intenção deles é agredir, ferir e humilhar a pessoa, tratando-a como um objeto de desejo sexual com o qual possa fazer o que bem entender.

A socióloga Wânia Pasinato conta que eles são pessoas comuns que, inclusive, não possuem comportamentos diários fora do normal, mas uma pequena parcela pode ter distúrbios psicológicos. Segundo ela, no Brasil existe uma cultura de que a mulher está "disponível", o que leva o homem a pensar em agredí-la sexualmente.

Alguns possuem distúrbios psíquicos que impedem o auto-controle, já que todas as pessoas têm desejos sexuais, mas conseguem dominar a vontade. Apesar disso, o ato é premeditado e o agressor reflete qual a melhor vítima e oportunidade para alcançar seu objetivo.

Em cerca de 75% dos casos, de acordo com o advogado César Mormile, o criminoso tem conhecimento, ainda que superficial, da vítima, além de manter contato direto ou indireto com ela. Ele não é um homem estranho que anda escondido na rua, mas sim alguém que integra o círculo de relações da pessoa. A idade mais comum das mulheres agredidas é entre 16 e 40 anos.

A psicóloga Tercia Barbalho explica que o estuprador é um homem com sentimentos odiosos em relação às mulheres, inadequação e insegurança ao que se refere à sua performance sexual. Além disso, pode apresentar desvios sexuais como sadismo ou anormalidades genéticas com tendência à agressividade.

Previna-se
A delegada Márcia Salgado explica que "ninguém tem o direito de dizer para a vítima ficar calma e analisar o indivíduo, pois assim como ele pode estar simulando ter uma arma, ele pode tê-la de verdade". O importante mesmo é tomar alguns cuidados para não ser pega:

? Caminhe em turma, pois isso dificulta o acesso.

? Combine horários em comum para sair de casa com algum vizinho ou conhecido.

? Não se distraia na rua e, principalmente, no trânsito, com celular e música. A distração não permite que você veja quem está se aproximando ou se está sendo seguida.

? Se for possível, evite passar sozinha próximo de terrenos baldios ou locais abandonados.

? Não mantenha contato com estranhos em ambientes isolados e desconhecidos.

? Procure evitar pontos de ônibus ou ruas sem iluminação.

? Evite sair com estranhos. É comum a mulher confiar no homem que "ficou" em alguma festa, mas muitos casos de estupro são cometidos por amigos de amigos que foram apresentados.

? Muitos estupros acontecem durante assaltos. Entre ser estuprada e correr o risco de morte, seja sábia e não tente reagir.

? Tome cuidado com relacionamentos iniciados na internet e que partem para a vida real.

? Um spray de pimenta pode ser uma boa arma para escapar do ataque na rua, por exemplo.

? Caso esteja sendo seguida, olhe bem para o rosto do suposto agressor e, se for um local seguro, pergunte algo do tipo "que horas são?" O estuprador tem medo de ser identificado e pode perder o interesse pela vítima.



Voltar



Atualizado em 6 Set 2011.