Getty images |
Adoro o sol, os drinks à beira-mar, o banho de piscina (ionizada, de preferência), enfim, todo o close que somente o verão pode nos proporcionar. Mas assim como qualquer outra comemoração, essa época do ano pede muito mais esforço e dedicação da nossa parte.
Esforço em todos os sentidos. É verdade que as mulheres sofrem muito mais que os homens para manter a linha. Maquiagem, cabelo, roupas e corpo são algumas das preocupações que podem tombar até as mais antenadas.
O drama começa nas férias de dezembro, que vêm seguidas das festas de final do ano. Como diz a música: "Moro num país tropical, bonito por natureza..." e um caos por culpa humana. O paulistano que o diga. Vivemos numa correria danada, no trabalho, na faculdade, no carro, no ônibus, que as pessoas só lembram de freqüentar a academia em setembro, no início da primavera. Quando não dão milhares de desculpas, que não têm roupa, não têm tênis, falta a toalhinha e o que mais a criatividade mandar.
O que eles esquecem é que, sorry, o verão foi feito pra gente com tudo em cima. Pode parecer duro demais, mas ser malhado pros homens ou magra pras mulheres é essencial! Parece que eu sou a pior pessoa do mundo em dizer isso né? Mas eu duvido que uma vez sequer você já não pensou em dizer isso pra um amigo. Eu já! Mas no meu caso não ia adiantar muito...
Como disse, quem sofre são as mulheres. Homens quando compram sunga ou bermudão, é tão tranqüilo, porque a gente vai na loja, escolhe e compra, sem o mico de provar a sunga e mostrar pros amigos. Agora, você mulher, vá comprar um biquíni sem provar! Se for G então, tente a sorte. Primeiro que quem usa G, jamais deve usar biquíni, e sim maiô. A gente que malha o ano inteiro, passa fome, tudo pra manter o shape, não merece ver uma pessoa flácida, desbotada e toda cheia de graça desfilando com um biquíni estampadinho que só ficaria bem na Galisteu! Você chega toda acanhada na loja, pedindo um biquíni G praquela vendedora linda que parece uma das meninas do programa Fantasia. Primeiro que se você não for manequim 38, ao te ver, ela aperta os olhos, faz beicinho e pensa: ´lá vem essa sem noção!´ Constrangimento pior impossível.
Mas a gente sabe que toda ação tem sua reação. Quer jantar em churrascaria, se entupir de guloseimas e ainda por cima ver tudo isso se instalando no seu bumbum e não fazer nada? Pelo menos se contente com um maiô! Não sou contra pessoas gordas, acima do peso, nada disso. Até porque todos têm ora ou outra problemas com a balança. Mas as pessoas têm que perceber o que é melhor pro seu próprio corpo. Tá acima do peso e não quer parecer uma tia velha? Abuse em bons acessórios, como pulseiras coloridas de acrílico, chapéu e claro, bons e chamativos óculos - eu aposto no aviador espelhado ou nos modelos oversized. E maiô claro, de preferência em cor neutra. Colorido, estampado, superdecotado só se estiver magra. Faça o teste da obra. Encontre uma construção e passe em frente... Se os pedreiros assobiarem, miarem, e disserem coisas obcenas, é melhor ficar esperta! Eles sempre preferem as mais cheinhas.
Falando em magras e tendências de verão, o que foi a Leandra no Fantástico? Supergostei! A Ingrid é uma fantástica atriz e acaba que está desempenhando as situações da vida real. Postura na vida das pessoas é tudo. Tem muita mulher que realmente não sabe andar de salto alto. Ou não sabem e ninguém tem coragem de contar, ou sabem e finge não ligar. Eu mesmo trabalhei com uma. Mulheres que não sabem andar de salto, ou parecem prostitutas baratas, ou garças com a pata quebrada. Imagine então uma mulher de tamanco de madeira (que é super comum) ou de acrílico (para as celebs), na praia, segurando num braço uma sacola de palha, e no outro a canga ou esteira.... um verdadeiro ato de equilíbrio.
Maquiagem é outro problema grave no verão. Não é porque você vai pro calor do litoral que deve parecer com uma caiçara. Já existe base de rosto com protetor solar, máscara de cílio à prova d´água, pra não listar todo o catálogo de cosméticos. O mesmo se fala em cabelo. Uma vez fui pra Ipanema passar réveillon e uma amiga era tão obcecada que antes de cada sessão de praia, ela fazia escova, passava a chapinha e íamos fritar no Posto 9. Ela só se aventurava na água do mar, no momento em que íamos embora. Ninguém precisa ser tão neurótica, mas sorry, cabelo de nega maluca também não dá. Creme Rinse resolve qualquer parada!
Agora nada mais dramático que estar na praia e ter ao seu lado uma pessoa que quer comer a todo o momento. Já pensou? Você querendo fritar no sol, tomar seu Mojito sossegado sem se preocupar com horário do almoço, ou do lanche da tarde, e contigo tem uma pessoa que já sai da casa a caminho da praia, pensando no horário do almoço? Faça-me o favor!
Como diz Glória Kalil, chique é ser civilizado. E no verão, assim como nas outras estações, temos que ter pessoas chiques ao nosso lado. É extremamente importante, a escolha da pessoa certa para sua viagem de verão. Afinal de contas, são alguns dias que você vai dispor da sua amizade, alegria e paciência. E se você faz a escolha errada, sua paciência acaba na primeira passada de protetor solar. Pessoas espaçosas, chatas e inconvenientes não devem ter o prazer de sua companhia, mesmo sendo seu melhor amigo. Tudo pelo melhor verão!
Quem é o colunista: Ale di Lima
O que faz: Agente artístico e freqüentador assíduo do underground paulistano.
Pecado Gastronômico: Pavê preto e branco, devorado durante o day off.
Melhor lugar do Brasil: O pôr-do-sol na praia de Ipanema.
Para falar com o Ale: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.