Guia da Semana

Grandes, imponentes e beberrões: esses são os utilitários esportivos, veículos especialmente populares nos EUA que combinam bom espaço interno para passageiro com a versatilidade de carga de uma picape. Também conhecidos como SUVs ( Sport Utility Vehicles), esses bólidos de porte avantajados andam tanto no asfalto como no off road, sendo ideal para longas viagens junto à família ou mesmo para um final de semana de praia com os amigos.

O mercado brasileiro também aderiu a essa vertente e demonstra que seu público permaneceu fiel ao modelo. É por isso que o Guia da Semana faz uma seleção dos melhores SUVs para você. Confira!

Touareg V8



Desenvolvido para ser o primeiro utilitário esportivo de luxo produzido pela Volkswagem, o Touareg apresenta em seu design curvas com toque suave, um comando totalmente eletrônico e o atrativo de ser usado como carro off road. Apesar de ter mais de dois mil quilos, seu motor V8 impressiona, chegando de 0 a 100 km/ h em 7,5 segundos. Não é à toa que ele conquistou por duas vezes consecutivas o primeiro lugar no Rali Dakar.

O modelo foi desenvolvido em parceria da Volks com a Porsche, possui tração nas quatro rodas e câmbio Tiptronic (automático) de seis marchas. Para quem se incomodar com a demora de respostas da transmissão do carro, pode partir para as trocas manuais, feitas por borboletas atrás do volante. Utilizado tanto nas ruas quanto fora delas, o condutor vai conseguir utilizar grande parte dos comandos somente quando pegar um terreno íngreme, acidentado, com inclinações, chuva forte e buracos.

Talvez um dos grandes empecilhos que faça o interessado hesitar na hora da compra é o consumo, que aponta uma média de 4 km/l de gasolina na cidade, atingindo até 5,5 km/l na estrada. A segunda geração desse modelo promete melhorar isso, trabalhando com modelos híbridos, acima dos 12 km/l. Ainda assim, tem o preço mais baixo da categoria, além de contar com a reposição de peças da Volkswagem.

Porsche Cayenne



Na época em que a primeira geração do Cayenne surgiu, em 2004, a Porsche foi severamente criticada por fugir da tradição dos modelos esportivos. Atualmente, este é o mais vendido pela marca. Ele, que faz parte da geração dos SUVs, foge do estilo "baixinho" dos modelos Boxter e Cayman, mas procura conciliar a agilidade dos seus irmãos com a força que um jipe tem que ter.

O design é muito mais esportivo que a antiga geração, seus novos faróis remete ao 911, enquanto as lanternas traseiras que se estendem até a lateral lembram ao Panamera. O volante possui comandos de áudio e cruise control (piloto automático) com alerta para a troca de marcha. No centro do painel, uma tela de LCD apresenta as funções de GPS, computador de bordo e aparelho de som.

Existem várias opções de motorização, desde o com motor 3.6 V6 a gasolina, passando pelo Cayenne S, 4.8 V8, de 400 cv; até chegar ao Turbo, 4.4 V8 biturbo, que chega a 500 cv. Todas as versões contam com câmbio Tiptronic de 6 marchas e sistema stop/start (desligando o veículo quando ele para, nos semáforos e trânsito). O veículo ainda tem rodas de 21 polegadas.

Audi Q7



O mais sofisticado utilitário da Audi ganhou uma versão 2010 levemente reestilizada e com uma extensa listra de equipamentos. Com o apelido de "jipão moderno", o Audi Q7 apresenta duas opções de mercado, o modelo 3.6 de 284 cv e o 4.2 V8 de 355 cv, ambos vêm de série com câmbio automático sequencial Tiptronic de 6 marchas e tração integral quattro.

Os mimos para os proprietários vão de bancos e acabamento interno em couro, sistema de navegação via satélite, até mesmo o sistema Parking System Advanced, que transmite a imagem da traseira por meio de uma câmera de vídeo e traça a melhor rota para a manobra. Entre os opcionais também estão os auxiliares de direção Audi Lane Assist e Audi Side Assist (sistema que ajudam o motorista a permanecer em sua faixa de pista e manter a distância correta do veículo da frente).

O painel é semelhante ao sedã A6, com mostradores de fácil leitura e uma interface no console central concentrando as operações de todos os sistemas do veículo. Em apenas um botão giratório é possível controlar o rádio. Outro destaque é uma criação da marca alemã, o conjunto de faróis contornados por leds.

Mercedes GLK



Na contramão dos utilitários esportivos, a empresa alemã colocou no mercado o Mercedes GLK com um design arrojado e linhas retas, diferente dos concorrentes, que preferiram arredondar mais as formas. Inspirado no jipão Classe G, sua silhueta é verticalizada, pouca inclinação no para-brisa e capota estreita. Esses predicados favorecem seu uso em terrenos off road de nível intermediário, para a roda ficar mais tempo em atrito com o terreno.

Desenvolvido no deserto da Namíbia, na África, o bólido vem muito bem equipado com o teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas, câmbio automático 7G-Tronic, câmera para auxílio a estacionamento e tampa do porta-malas com levantamento elétrico. A sua resposta é de acordo com a situação: em um passeio mais brando, o carro privilegia o conforto, quanto mais for exigido, mais esportivo vira, adotando uma suspensão mais firme e direta.

O sistema de tração integral 4Matic auxilia o motorista em pistas mais irregulares. Em uma situação normal, ele manda 45% da tração para frente e 55% para trás. Ao menor sinal de falta de aderência em qualquer roda, a força é transferida para as outras, evitando assim a patinação.

Range Rover Sport



Veículo queridinho da rainha da Inglaterra, o Range Rover sempre esteve entre na lista dos melhores SUVs do mercado. Para permanecer no topo e servindo ao trono britânico, a atual versão apresenta uma riqueza de detalhes, sofisticação e itens exclusivos, como tapetes de lã natural, acabamentos em couro suave ao toque, detalhes internos em aço inox e nogueira.

Entre o velocímetro e o conta-giros há uma tela de cinco polegadas com várias informações sobre o funcionamento do carro, tais como os ajustes da suspensão e o controle de descida de montanha. Uma câmera digital instalada na traseira no carro é acionada automaticamente toda vez que o motorista utilizar a ré.

Além disso, no centro do painel, acima dos controles de som, uma tela de LCD de sete polegadas com sistema touch screem comandam todos os dispositivos eletrônicos como o GPS e sistema multimídia com telas para os ocupantes do banco traseiro.

*Arte: Fernando Kazuo

Atualizado em 6 Set 2011.