Por Meriane Morselli
Tradicionalmente, as pessoas sempre seguem um ritual na noite de réveillon para ter boa sorte ou atingir seus objetivos no ano seguinte. Mito ou verdade, confira aqui a origem dos mais comuns e saiba de onde vieram os costumes da tão esperada noite da virada.
A esotérica e estudiosa Pietra di Chiaro Luna (foto) revela que comer lentilhas na noite de ano novo é uma tradição que vem da Bíblia. Os irmãos Esaú e Jacó fazem um trato, depois de Esaú sentir o cheiro de um cozido de lentilhas feito por Jacó. O primeiro promete a Jacó o lugar de primogênito da família em troca de um pouco do cozido. As lentilhas trouxeram muita sorte a Jacó.
Da umbanda veio a tradição de pular as sete ondas. Além do sete ser um número de crescimento espiritual, acredita-se que as ondas, ou seja a boa maré, seja trazida por Iemanjá. Logo, quem o faz traz para si essa boa sorte. Já o tradicional branco nas roupas para a noite de ano novo tem origem no Candomblé. O branco é a cor de Oxalá, divindade suprema dessa fé. Acredita-se, então, que a tonalidade traga traz paz e elevação espiritual.
Consultoria
Pietra di Chiaro Luna é praticamente de bruxaria italiana, taróloga e estudiosa de assuntos esotéricos. Ministra palestras e aulas sobre assuntos relacionados à bruxaria e mantém colunas fixas em alguns sites. Para dúvidas e esclarecimentos, ela disponibiliza o endereço [email protected]
Atualizado em 10 Abr 2012.