Guia da Semana


Foto: Getty Images


Bíceps, tríceps e abdômen delineados magistralmente e conquistados graças a muita malhação e dedicação. Mulheres adeptas do fisiculturismo desenvolvem uma massa muscular incrível e o culto ao corpo perfeito as leva a transformação estigmatizada do esteriótipo parnasiano.

O termo fisiculturismo significa culto do físico e se aplica a todo trabalho que tem por finalidade o desenvolvimento da musculatura do corpo, através de exercícios com peso. "O halterofilismo é um pouco mais amplo, engloba qualquer atividade física que utilize halteres. Incluem-se as modalidades de levantamento de peso e também o fisiculturismo. Pode-se fazer uma analogia dizendo que halterofilismo é o gênero e o fisiculturismo a espécie", explica o personal trainer Amauri Altieri.


Foto: Getty Images
A aquisição de músculos exige um tratamento que reúne a tríade equilibrada de treinamento com pesos, descanso e alimentação. A dieta mais indicada é direcionada de acordo com o nível do praticante, seu gênero, tipo, intensidade de treinamento, hidratação correta e possível uso de suplementos alimentares adequados, mas basicamente é composta por proteínas, carboidratos e pouca gordura. O nutricionista esportivo deve planejar uma alimentação balanceada que deverá estar associada a um treino supervisionado por um educador físico e ao descanso necessário, dando condições mínimas para que se alcancem rendimento e saúde, evitando assim, o uso de drogas sintéticas de perigo eminente.

Segundo a legislação vigente, os suplementos alimentares são usados como complementos e classificados como alimentos para praticantes de atividade física. Por sua vez, os anabolizantes são drogas sintéticas proibidas no esporte, porém ainda amplamente utilizadas sem prescrição e acompanhamento médico, o que compõe o mercado negro.


Foto: Getty Images
Teoricamente não se faz uso de anabolizantes, mas na prática existe um comércio clandestino que viabiliza sua manutenção. Estas drogas aceleram o crescimento muscular e em contrapartida causam efeitos colaterais perigosos e irreversíveis. Em mulheres, alguns deles são o aumento de pêlos no corpo, do clitóris, de risco de doenças coronarianas, engrossamento da voz e distúrbios do ciclo menstrual. A utilização desenfreada de produtos vetados está mais associada ao esporte competitivo. "O uso de esteróides anabolizantes tem vários efeitos colaterais para o organismo, podendo levar inclusive a morte pelo seu uso", alerta a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero.

Efeitos colaterais pelo uso de anabolizantes
? Aumentam o tamanho do coração
? Aumento de colesterol LDL (chamado popularmente como "colesterol ruim") e diminuição do HDL (chamado popularmente como colesterol "bom")
? Alargamento do clitóris
? Acne
? Câncer hepático
? Retenção de líquidos podendo levar à hipertensão
? Arritmia cardíaca
? Calvície
? Atrofia dos testículos
? Ginecomastia (crescimento de mamas em homens)
? Lesão renal
? Morte



Foto: Getty Images
Assim como em qualquer atividade física, a interrupção da prática implica no retrocesso do metabolismo a sua condição inata, ou seja, a perda contínua dos músculos. Este tipo de treinamento não necessariamente traga complicações de saúde ao praticante, desde que haja acompanhamento de um profissional qualificado e aptidão clínica para o trabalho físico a ser aplicado. "Não há distinção no treinamento entre homens e mulheres. O que pode ser diferenciado são as ênfases de trabalho em determinadas regiões do corpo, necessárias devido às diferenças sexuais", completa Altieri.

O fisiculturismo pode ser praticado em locais que disponham de aparelhos de carga ou implemento livre. Se houver o material necessário, o esporte pode ser executado tanto em academias, quanto na sala de ginástica do condomínio ou em casa. O profissional mais indicado para ministrar este esporte possui curso superior de educação física, além de ser especializado em musculação, já que dispõe de conhecimento em treinamento com pesos.

Vale ressaltar que nem todos os profissionais de academia estão qualificados para orientar este tipo de treinamento. Atualmente, eles estão cada vez mais especializados e deve-se ater a este detalhe. "As mulheres devem se interessar pela atividade com pesos, acabar com o pouco preconceito que ainda resta. A musculação traz resultados bem completos e interessantes quando trabalhada de forma correta e regular", declara Altieri.

Colaboraram:
? Amauri Altieri
Fone: (11) 2193-1764
Site: www.sentirbem.com.br
Email: [email protected]
? Priscila Di Ciero
Fone: (11) 9788-8134
Email: [email protected]
? Wilmar dos Santos Villas
Body Systems Latin America

Atualizado em 6 Set 2011.