Guia da Semana

Quando a idade vem chegando, os cosméticos passam a ser os melhores amigos da mulher. Prevenir rugas é uma missão difícil para muita gente, já que as marcas do tempo não escolhem em quem vão aparecer.

Na luta contra o envelhecimento, marcas de cosméticos utilizam, desde 2006, a substância idebenona, uma molécula de poderosa ação antioxidante, capaz de neutralizar os radicais livres que atacam o colágeno e promovem as rugas. Além disso, diminui a atividade da melanina, que produz as manchas na face.

A substância já é usada há 20 anos como tratamento do Mal de Parkinson e Alzheimer, além de outras doenças ligadas aos neurônios como depressão, mas sob fórmula de cápsulas com quantidades específicas para tratar esses distúrbios.

Atualmente, utilizada como cosmético, demonstra uma melhoria notável já nos primeiros três meses, de acordo com o professor em cosmetologia e diretor técnico da Consulfarma Mauricio Pupo. Ele explica também que estudos mostram um potencial da substância em causar determinados tipos de alergia (dermatites de contato), que podem acontecer na pele de pessoas sensíveis à idebenona. Portanto, é necessário utilizar o produto com acompanhamento médico e fazer o teste do cosmético no pulso antes do uso, para saber se há alergia ou não.

O Prevage, primeiro produto a base de idebenona e produzido pela Elizabeth Arden, se mostrou eficiente na redução não apenas das rugas, mas também nas manchas da pele.

Os Estados Unidos fabricam o cosmético com doses altíssimas de idebenona (2,5%). O ideal é que a porcentagem da substância seja de 0,5%, já que a elevação para 1%, por exemplo, não tem ganho significativo de eficácia por conta da maior concentração e números maiores aumentam as chances de dermatites de contato.

Hormônio para envelhecer com saúde



Há oito anos, uma equipe brasileira de 376 médicos tenta implantar os hormônios bioidênticos no país. A substância, produzida por processo laboratorial, já é utiliza há mais de 20 anos em 89 países.

De acordo com o Age Manegement Medicine, do Ítalo Rachid - maior centro de medicina antienvelhecimento do mundo, os hormônios não são uma fonte da juventude, apenas propiciam um envelhecimento mais saudável, que possa reduzir riscos de doença e manter o organismo funcionando corretamente.

Após os 30 anos, começa haver a queda hormonal no corpo humano e é quando se torna necessária a reposição. Menopausa e andropausa são as conseqüências mais conhecidas dessa queda, que pode gerar até 23 tipos diferentes de resultados.

Os hormônios bioidênticos são uma forma de amenizar os efeitos que a baixa causa no corpo. Eles são iguais aos hormônios produzidos pelo corpo humano, o que promove a aceitação do organismo, sem correr os riscos e seqüelas da rejeição e tornando os efeitos mais eficazes. De qualquer forma, a utilização da substância deve ser feita com acompanhamento médico e exames preliminares que indiquem a necessidade e quantidade da reposição hormonal.

O envelhecimento

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a população com mais de 65 anos no Brasil, cresce 25 vezes mais rápido do que a população jovem (até 19 anos). A expectativa de vida no país é de 71,6 anos, o que significa que ela está envelhecendo.

A partir dos 50, a derme (camada mais profunda da pele) perde 50% da sua espessura, engrossando a camada mais superficial - a epiderme. Quando o organismo não tem mais forças para combater os radicais livres (substâncias que sobram do metabolismo e são consideradas "lixo"), eles conseguem circular e oxidar as células, acelerando o processo do envelhecimento, com formação de rugas e manchas.

Confira o que acontece com cada parte do corpo quando ele envelhece e os possíveis tratamentos:
?Pele: aparecimento de manchas e vasinhos, rugas e flacidez. Tratamento: luz pulsada, laser, peelings, microdermoabrasão e cirurgia plástica.
?Músculos, ossos e ligamentos: flacidez, frouxidão e queda das estruturas, sulcos marcados, perda do contorno e ângulos da face. Tratamento: preenchimentos, cirurgia e próteses (queixo, malar).
?Cabelos: ficam finos e ralos, há perda de pigmentação e queda dos fios. Tratamento: dermatologia e implante capilar.
?Pálpebras: Queda, expressão triste, surgimento de bolsas e olheiras. Tratamento: Laser, cirurgia e botox.
?Pescoço: flacidez, papada, perda do contorno, manhas e rugas. Tratamento: cirurgia, laserlipólise e botox.
?Face: Flacidez, manchas, envelhecimento, rugas e sulcos. Tratamento: luz pulsada, laser, cirurgia, botox e preenchimentos.
?Nariz: queda da ponta, rugas e manchas. Tratamento: laser, cirurgia, botox e preenchimento.
?Boca e lábios: rugas, sulcos marcados, queda do canto da boca, afinamento e perda do contorno dos lábios. Tratamento: laser, preenchimento, dermoabrasão, botox e implantes.


Colaboraram:
? Maurício Pupo

? Italo Rachid

Atualizado em 6 Set 2011.