Guia da Semana

Por Camila de Andrade


A grande maioria da população urbana não realiza esta função adequadamente por possuir sérios problemas respiratórios. A falta de informação sobre a maneira saudável de respirar gera uma ineficiência físico-emocional que atinge vários setores da vida humana.


PUBLICIDADE


No lar, as atividades de uma dona de casa, por exemplo, podem gerar baixa auto-estima pela falta de reconhecimento dos familiares. Esta sensação é intensificada pelo modo errôneo de respirar, aumentando assim, a ansiedade, a irritabilidade e o medo que se agravam e, sem controle, se tornam causadores de discórdia. Já no trabalho, se os relacionamentos não estão em harmonia, as atividades não chegam a ser cumpridas com excelência.

Os profissionais não dispõem de todo seu potencial, devido ao bloqueio que a respiração errada causa no organismo, refletindo-se em emoções negativas.

Doenças somatizadas
As doenças quando manifestadas no físico, ou seja, somatizadas, podem incapacitar muitos profissionais, que até deixam suas atividades em função de enfermidades. No entanto, muitas doenças, sejam emocionais ou físicas, poderiam ser evitadas com simples exercícios respiratórios.

De acordo com Alexandre Lowen, criador da bioenergética, a respiração abdominal gera um contato mais íntimo com o corpo. Mas, esta atividade não foi praticada pela maioria dos seres humanos. Em situações de repressão, mágoa e mal-estar, acabaram desenvolvendo a respiração torácica que reprime as sensações de alegria e prazer, o que prejudica a qualidade de vida e gera stress físico e mental.

Alívio físico emocional
A Ginástica Laboral associa técnicas de respiração, auto-sugestão e auto-percepção ao exercício físico e resulta numa melhor qualidade de vida, proporcionando alegria e prazer no trabalho. Os exercícios, quando praticados com o ritmo da música e sincronizados à respiração abdominal, aliviam as tensões e estimulam o indivíduo a desenvolver com vitalidade a sua atividade.

Este método de ginástica tem obtido, também, resultados positivos na redução dos D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), proporcionando: a redução do stress; aumento da produtividade e confiança no trabalho; integração e motivação; aumento da vitalidade e alegria no trabalho; redução de lesões causadas por esforços repetitivos e redução do afastamento do trabalho por motivo de doenças físicas e emocionais.

A respiração é o meio mais simples e eficiente de conectar o coração ao trabalho. Segundo ensinamentos tibetanos, a respiração vence a cólera e o desejo egoísta, conquista serenidade e prepara a mente para a meditação.

Acesse: www.estrelaguia.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.