Guia da Semana

Foto: Photocase.de
No fim do ano passado, os turistas dividiam cerca de 30 praias impróprias para banho, somente em São Paulo. Se o problema é grande durante o feriado, o dia após a virada não é diferente. Os vestígios de oferendas, garrafas e materiais usados para trazer bons fluídos ficam jogados na areia e no mar. No dia 2 de janeiro de 2007, só na Praia Grande (SP), havia sete pontos impróprios para banho, segundo dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo - Cetesb.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou algumas dicas para você seguir a tradição de Ano Novo sem fazer sujeira, apostando mais em cores e pedidos do que garrafas e velas. O primeiro treinador comportamental do Brasil, Jô Furlan, lembra que, se a pessoa acredita que uma superstição pode ser benéfica ou prejudicial, isso passa a ser verdade naquele momento. "Usar roupa branca, pular as três primeiras ondas e assim por diante, tudo isso pode contribuir para quem acredita ou não fazer diferença alguma para quem não crê", diz.

Para começar, a numeróloga Silvana Bozza Berti conta que as cores que favorecem o novo ano são o dourado e o amarelo, que simbolizam o Sol. Na noite da virada, a esotérica indica levar para praia objetos biodegradáveis nas cores citadas ou produtos como flores de girassol, laranja (já aberta em gomos) ou carambolas, fios de ovos ou chocolates pintados de dourado. Moedas de chocolate, também pintadas, podem ser oferecidas a outras pessoas.

Foto: Divulgação


As roupas devem ser em tecidos leves e vaporosos, para emitirem movimentos similares aos dos raios de Sol. Maquiagens sofisticadas ajudam a marcar presença. As velas podem ser substituídas por estrelinhas (muito usadas em festas juninas) que produzem o efeito dourado, pois, além de serem fabricadas em varetas de madeira, elas não deixam resíduos de cera depois de depositadas na areia da praia. Na passagem de ano, faça uma oração pedindo paz a todos e prosperidade para aqueles que estão a sua volta. Em seguida, dê uma gargalhada para atrair as boas vibrações que estão no ar e aproveite a festa.

Quando uma pessoa acredita na superstição, a mente entra em sintonia com o cosmo, que responde imediatamente. Dessa forma, é necessário observar muito bem as palavras e a maneira como se faz os pedidos, pois eles têm grandes chances de acontecer. "A energia do ano é de muita força, coragem e determinação, ideal para iniciar novos negócios, tomar grandes decisões, enfrentar situações complicadas e ter atitudes positivas. É um ano excelente para sair de cima do muro e, como diz o ditado popular, ´rodar a baiana´", finaliza Silvana.

Elementos de 2008
Por: André Mantovanni

Foto: Sxc.hu
? Cor: vermelho.
? Incenso: alecrim e rosas vermelhas.
? Orixá regente: Ogun (referente a São Jorge na cultura católica, é o deus guerreiro e tem a função de abrir caminhos, destruir obstáculos e trazer proteção para os aspectos profissionais).
? Cristais de proteção: granada e rubi.
? Dia de sorte: terça-feira.
? Salmos de invocação para todo o ano: 01, 10, 19, 28, 37, 46, 55, 64, 73, 82, 91, 100, 118, 127, 136 e 145.
? Ervas e plantas de proteção: espada de São Jorge e abre-caminho.



Foto: Sxc.hu
Embora o fim de ano de algumas bruxas aconteça apenas em março, quando ocorre a passagem do Sol para o signo de Áries, o ano novo fiscal do dia 1º de janeiro não pode passar em branco. Nesse caso, a bruxa Pietra di Chiaro Luna dá as dicas. Ela lembra que os brasileiros valorizam muito a cor da roupa e acrescenta que ela pode realmente funcionar, se a pessoa colocar na cor a energia do seu desejo. Assim, o branco significa pureza, o vermelho é energia e vitalidade, o amarelo traz riqueza, o rosa é paixão, o verde significa saúde, o laranja, inspiração e o prata pode ser riqueza ou inspiração. "Inspire-se nos seus planos futuros e vista-se para eles, como se fosse recebê-los em uma gostosa festa de renovação, a festa do Reveillon", diz.

O ano de 2008 será regido pelo planeta Marte a partir do dia 21 de março. Marte é conhecido também como o deus romano da guerra, trazendo características como agressividade. Por outro lado, ele possui a energia de iniciação, oferecendo muitos começos e mudanças. Será importante cultivar a paciência, pois pode haver a impressão de que as pessoas estarão mais agressivas e bravas. Assim, quem quiser cultivar a energia do planeta para fazer as coisas acontecerem, deve realizar decorações vermelhas, com roupas da mesma cor e alimentos apimentados, mas sem exageros.

Banhos para fazer em casa
Por: André Mantovanni

Foto: Sxc.hu
? Banho para o amor - material necessário: uma vasilha de louça ou cobre, dois litros de água fervente, duas rosas cor-de-rosa ou vermelhas (pétalas), seis gotas de essência de rosas ou dama-da-noite, duas maçãs vermelhas inteiras.

Modo de fazer - ferver a água e desligar o fogo. Acrescente os ingredientes e deixe descansar até atingir uma temperatura ambiente. Coe e jogue a mistura do pescoço para baixo, mentalizando amor e felicidade afetiva. Jogue as sobras num local onde haja natureza.

? Banho de proteção para ter sempre boa saúde - Num recipiente, coloque dois litros de água fervente. Acrescente sete cravos brancos (flor), pétalas de sete rosas brancas, sete anises-estrelados e sete gotas de essência de cravo-da-índia. Deixe o banho alcançar temperatura ambiente, coe e, depois do seu banho comum do dia-a-dia, jogue esta infusão do pescoço para baixo, mentalizando a boa saúde. O ritual pode ser realizado sete dias seguidos e, se quiser, defume a casa ou ambiente com mirra para afastar todas as doenças. As sobras do banho devem ser entregues num jardim ou embaixo de uma árvore frondosa.



Sementes como uvas são indispensáveis na ceia. Elas trazem frutos, simbolizando a fertilidade da Terra e de riquezas, o que propicia a prosperidade. Durante a festa da virada, pense no momento como renovação e tenha consigo uma folha de louro, para auxiliar as vitórias que estão por vir. Mantenha a mesma folha junto de si durante o longo do ano para resgatar sempre o sentimento de novidade e entusiasmo do Ano Novo. Deixando-a na carteira, ela pode auxiliar no crescimento econômico.

Foto: Sxc.hu


O esotérico André Mantovanni explica que o costume de comer lentilha preparada com três galhos de manjericão e três folhas de louro antes da ceia traz prosperidade, sorte e fartura durante o ano todo. Além disso, ele aconselha a não comer carne de aves, que ciscam para trás, ou carne de porco, porque o animal nunca olha para o céu ou para o Sol.

Se você está acostumado a pular as sete ondinhas ou beijar alguém à meia-noite, ele lembra que "tudo isso faz parte de crenças populares. São caminhos para canalizarmos nossas energias e praticarmos a fé. Não há certo, nem errado. Cada um deve fazer o que sente no coração, só assim podemos realizar nossos desejos pessoais e alcançar mais felicidade".

Conheça seu número
O ano de 2008 é o ano 1, tornado-se assim o "Ano Pessoal". Dessa forma, André Mantovanni ensina a conhecer o seu número. Faça a seguinte soma: dia de nascimento + mês de nascimento + ano do último aniversário. Reduza a conta até chegar num valor entre os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 22 ou 33. Exemplo: 06 + 06 + 2007 = 12 (1+2) + 2007 (2+7) = 3 + 9 = 12 (1+2) = 3.

Ano pessoal 1 - aproveite todas as oportunidades que surgirem e não espere por ajuda alheia. Faça por você mesmo.
Ano pessoal 2 - não tenha pressa. Ouça mais do que fale. Será necessário encontrar ajuda e apoio de outras pessoas para realizar o que deseja.
Ano pessoal 3 - a comunicação será o caminho para que você conquiste o que desejar. Conte com a sorte.
Ano pessoal 4 - este é um momento bom para trabalhar, planejar e não fugir das regras. Evite mudanças.
Ano pessoal 5 - busque novos horizontes e prepare-se para as mudanças. Alguns imprevistos poderão lhe trazer insatisfação. Aprenda com as novas experiências.
Ano pessoal 6 - as questões de amor, família e relacionamentos em geral ganham força. Aprenda com as responsabilidades inevitáveis e equilibre as emoções.
Ano pessoal 7 - ciclo importante para o autoconhecimento, estudos e espiritualidade. Necessidade de cuidar mais da saúde e descansar.
Ano pessoal 8 - reconheça sua força e seu poder interior. Questões relacionadas a dinheiro e trabalho trarão frutos e recompensas.
Ano pessoal 9 - aceite as mudanças e despedidas necessárias. Abandone o velho para que o novo venha a renascer. Pratique a caridade, o perdão e a compaixão.
Ano pessoal 11 - seja visionário. Trace grandes metas para o futuro e caminhe com a espiritualidade. Ciclo de grandes bênçãos.
Ano pessoal 22 - concretize seus grandes objetivos e seja objetivo. Pense em seu bem-estar, mas também no quanto poderá influenciar positivamente outras pessoas. Seja ambicioso.
Ano pessoal 33 - o amor deverá ser manifestado de forma grandiosa. Cuidado para não atrair problemas alheios ou então carregar fardos que não são seus.



O que dizem os astros

Foto: Sxc.hu
O astrólogo e autor dos textos do site Personare, Alexey Dodsworth, explica que o ano novo astrológico acontece sempre por volta dos dias 20 e 21 de março, quando o Sol entra no grau zero do signo de Áries. Em 2008, a festa acontece às 2h49 do dia 20 de março. O Ano Novo do dia 1º de janeiro é uma determinação do Papa Gregório, que instituiu o calendário gregoriano, utilizado até hoje pelo Ocidente. Para os chineses, por exemplo, a data não representa o mesmo que para os brasileiros.

De qualquer forma, a astrologia conta que o ano de 2008 promete abalos nas estruturas de poder, com tentativas de autoritarismo emergindo. "Até mesmo as minorias precisarão tomar cuidado para não passarem a agir de modo autoritário. Uma grande tensão envolvendo os planetas Sol, Marte e Plutão marcam o mapa do ano, sugerindo conflitos de poder, autoridades que se chocam, um clima estressante entre governantes dos países", alerta Alexey.

Foto: Photocase.de


Em relação à ecologia, as pessoas poderão ter aprendido a lição, fazendo maior esforço coletivo em prol do planeta. Mesmo assim, o consumismo poderá crescer. No Brasil, Alexey aponta para uma provável queda radical na bolsa no primeiro semestre do ano, logo recuperada.

"Em linhas gerais, o mundo está longe de ser mais pacífico em 2008. Para ajudar, as pessoas precisam cultivar mais a paz dentro de si mesmas, aprendendo que existem soluções não-agressivas para os problemas que surgem", acrescenta. Por fim, o ano novo pessoal é sempre a própria data de aniversário.

Alcance suas metas
Jô Furlan lembra que as pessoas têm por hábito criar marcos referenciais para programar as tomadas de decisões e o Ano Novo traz a promessa de que algo vai ser diferente. As metas podem ser alcançadas a qualquer momento e, para tanto, o especialista dá as dicas:

? Tome realmente a decisão de realizar.
? Estabeleça um planejamento estratégico.
? Seja especifico com suas metas.
? Verifique se é isso mesmo que você deseja.
? Mantenha o seu foco.
? Comprometa-se em obter resultados satisfatórios (inteligência do sucesso).
? Tenha coragem para corrigir o caminho.
? Vincule emoção positiva a sua decisão.
? Crie a visão de um futuro irresistível.
? Acredite na sua capacidade de realização.


Colaboraram:
? Cetesb
? Jô Furlan
? Pietra di Chiaro Luna
? André Mantovanni
? Alexey Dodsworth
Pink Chic: Downtown - Av. das Américas, 500, Bl. 04, Lj. 115 - RJ
Fone: (21) 2496-3668
? Silvana Bozza Berti

Atualizado em 6 Set 2011.