Foto: Richardkern.com |
Fruto da explosão cultural do East Village em meados dos 80, Richard Kern emergiu do underground nova-iorquino como cineasta. Retratando a agitação artística local com toques de erotismo, Kern produziu filmes de baixo orçamento, os quais fizeram parte do movimento conhecido como Cinema de Transgressão americano.
A partir da década de 90, após produzir clipes e capas de discos para artistas locais, Kern decidiu dedicar-se exclusivamente à fotografia, fotografando temas relacionados ao fetichismo e o glamour da cidade a qual escolheu para viver.
Em seu último trabalho, Action (Ed. Taschen, 280 páginas) o fotografo preferiu retratar as mulheres como elas realmente são: de maneira despretensiosa, sem adoração e completamente nuas. Recriando situações intimas e cotidianas, Kern fotografou as modelos em seus apartamentos, cozinhas, quintais e banheiros. Porém, algumas das fotos contém mais do que mero nudismo purista, retratam certos tipos de fetiches que somente Freud explica.
A criatividade de Kern realmente instiga a imaginação, traduzindo o que há de melhor no conceito de art-porn. Depois de Kern, folhear a Playboy passa a ser coisa de menino matando aula no banheiro da escola.
?
Action - Richard Kern (Ed. Taschen, 280 páginas)
Preço: $30,39 na Amazon.
Atualizado em 6 Set 2011.