Guia da Semana

Foto: Emerson Viana

As duas primeiras edições, referentes aos meses de janeiro e fevereiro, da Robb Report no Brasil

Quando o assunto é luxo, requinte ou sofisticação, termos como extravagância, qualidade, alto padrão e exclusividade podem ser relacionados sem muito esforço, principalmente por aqueles que, munidos de boas cifras bancárias, incorporam naturalmente tais preceitos. Sabendo disso e, claro, confirmando a boa fase vivida pela classe AAA no Brasil, o mercado editorial acompanha o surgimento de diversas publicações direcionadas a esse nicho.

Seguindo essa toada, a última a reivindicar uma parcela dessa pomposa fatia foi a versão nacional da Robb Report. Lançado em janeiro de 2010, o veículo desembarcou no país de olho em um grupo de consumidores já disputado por jovens periódicos bimensais, casos da Revista A, cria da editora Abril, da Wish Report, rodada pela editora Nova Criação, e da Isto É Platinum, produzida pela Editora Três.

Diferente dessas últimas, entretanto, a Robb Report se diz 100% destinada à ala masculina bem-sucedida. De acordo com seu editor-chefe, o jornalista Aroldo de Oliveira, que também liderou a redação da Go Where durante oito anos, a revista proporciona um diferencial. "A Robb Report já é publicada há mais de 30 anos nos Estados Unidos e conhecida como a bíblia do luxo no mundo", destaca.

Após ter mandado duas edições às bancas - a última saiu em meados de fevereiro -, Aroldo acredita que o sucesso obtido pela matriz norte-americana, aliado a um momento mais do que oportuno para o negócio, continuará dando impulso à marca em terras tupiniquins. "Há um público consumidor cativo, ávido por informações deste universo", ressalta. A constatação é referenciada por recentes dados do mercado financeiro.

De acordo com levantamento das empresas MCF Consultoria & Conhecimento e GfK Brasil, realizado com 102 empresas brasileiras do ramo de luxo, o setor faturou US$ 5,99 bilhões em 2008, crescimento de 12,5% em relação a 2007. A atual compilação da MB Associados, com base em estatísticas do IBGE, diz ainda que 303 mil novas famílias foram promovidas ao topo da pirâmide nos últimos sete anos.

Um pouco mais sobre a revista

No Brasil, a Robb Report é resultado da parceria entre o grupo CurtCo Media, dono da matriz norte americana, e a VB Editora e Comunicação. Como acontece em países como Rússia, China, Índia, Turquia, Cingapura e Espanha, locais em que a marca já possui filiais, o periódico brasileiro promete não abandonar a linha editorial da matriz, bem como sempre dar preferência aos produtos nacionais.

Itens de consumo como aviões, barcos, lifestyle, decoração, viagens, relógios, carros, joias, moda e grandes empreendimentos imobiliários estão entre os assuntos abordados pela publicação. "A pauta é escolhida a partir da importância e do público a que ela se destina. Se estiver dentro do nosso perfil, fazemos. O produto deve ser diferenciado, exclusivo e de design arrojado", explica Aroldo Oliveira.

Tudo, diz ele, para atender leitores exigentes, seletivos e que prezam por detalhes, privacidade e serviços impecáveis. Com base comercial e editorial em São Paulo, a Robb Report Brasil distribui 30 mil exemplares mensalmente aos principais estados brasileiros. Tido por responsáveis como um produto diferenciado e com qualidade editorial e gráfica ímpares, o periódico chega às bancas custando R$ 20,00.

Atualizado em 6 Set 2011.