Guia da Semana

Por Juliane Cavalcante


A moda vive em um eterno retorno ao passado. Ela se reinventa, buscando inspiração na sua própria história, restaurando tendências e estilos. Ok, os estilistas não funcionam como um filme no repeat. As coleções também sofrem interferências das descobertas tecnológicas e do que acontece no mundo. E aquele sapato do tempo do seu avô pode até ficar in de novo, mas só depois de passar por uma boa recauchutada.

Por isso, cuidado com expressões como mau gosto, cafona ou over são conceitos efêmeros no mundo fashion. Você pode até chamar a sua mãe de démodé, mas saiba o risco que está correndo. Amanhã, aquela peça que você acha brega pode virar o fetiche da estação.

Conheça alguns itens que chegaram em 2006 de carona na máquina do tempo:

Óculos Aviador

Desfile da Animale no SPFW Inverno/2006.

Inventado em 1937, os óculos Aviador nasceram antes mesmo da sua fabricante, a Ray Ban, que foi criada um ano depois. A peça foi incorporada ao uniforme dos pilotos americanos, devido à qualidade das lentes anti-reflexo. O modelo ficou vinculado aos homens audaciosos e intrépidos que cruzavam os céus em aviões ainda experimentais.

Hoje, no melhor estilo vintage, todas as grandes grifes, como Prada e Giorgio Armani, têm óculos inspirados no famoso Aviador. A marca Animale também apostou para este inverno no modelo clássico da Ray Ban.

Tênis Iate

Arte: Silvia Boriello
Desfile do Herchcovitch no SPFW Inverno/2006

Febre nos anos 80, o tênis iate saiu das areias e ganhou as ruas. O modelo foi trazido para o Brasil pela marca de surfwear OP. Todo mundo tinha aquele com estampa quadriculada. Quem não tinha, tratava logo de fabricar o seu com caneta bic.

Marc Jacobs e Alexandre Herchcovitch trouxeram o iate de novo para a passarela, agora com aplicações e em tecido camurça. A marca Reserva também colocou o modelo sob os holofotes na última edição do Fashion Rio.

Saia Balonê

Arte: Cláudia Guimarães
Desfile da P´tit na Casa dos Criadores.

E como nem tudo que ressuscita é tão bem vindo assim, as saias balonês, muito usadas na década de 80, resolveram dar o ar da sua graça também neste século. Já tem gente reclamando que a peça não favorece em nada as mulheres. Seu estilo bufante achata a silhueta de qualquer uma.

A peça apareceu no desfile da Chanel, em Paris. Aqui no Brasil, a P´tit trouxe o modelo para a última edição da Casa dos Criadores e o estilista Caio Gobbi se arriscou com ela no SPFW Inverno/2006. Mas calma, meninas! Para aquelas que têm pavor só de pensar nas balonês, fiquem tranqüilas, elas vieram bem mais enxutas.

Atualizado em 6 Set 2011.