Foto: Sxc.hu |
Acordar cedo, sair correndo para trabalhar, fazer academia, estudar, cuidar da casa e ainda ser boa filha, amiga, mãe, esposa... Haja pique! São nessas horas que o sono bate e vai mais um cafezinho para acordar. Mas cuidado! Apesar do efeito imediato, os energéticos em excesso podem ocasionar alguns problemas para a saúde.
Os alimentos que mais trazem a sensação de energia durante o dia são aqueles que contêm altos teores de açúcar e substâncias chamadas xantinas, sendo a cafeína uma delas.
As frutas e o mel são as fontes mais indicadas, por possuírem a frutose, mais saudável do que o açúcar da cana. Os pães também serão melhores quando consumidos na forma integral, já que a forma refinada (pão branco) perdeu as vitaminas e proteínas. A cafeína pode ser encontrada em alimentos como café, pó de guaraná e chás.
Foto: Sxc.hu |
O cardiologista do Instituto do Coração - INCOR e do Hospital São Luiz João Fernando Monteiro Ferreira explica que os alimentos no geral produzem três fontes básicas de energia. Os carboidratos são as principais, seguidos pelas gorduras e, por último, as proteínas.
Cada uma dessas substâncias fica armazenada em alguma parte do corpo para serem utilizadas como energia quando necessário. O carboidrato, no entanto, é rapidamente metabolizado, principalmente do tipo açúcar, que fica guardado no fígado em forma de glicose, a primeira substância que as células procuram.
Porém, Ferreira conta que o açúcar em excesso pode causar alguns problemas. Como ele costuma ficar armazenado no tecido gorduroso, ocasiona obesidade e suas devidas complicações. Além disso, a resistência à insulina é uma das conseqüências. Insulina é um hormônio que ajuda a glicose a ser metabolizada e, quando algo interfere nesse processo, ocorre hiperglicemia, uma alteração nos receptores do açúcar, o que é tóxico para o pâncreas e para as artérias (chegando a promover a arteriosclerose com problemas decorrentes - derrame, infarto...). Por último, os famosos "pneuzinhos" aparecem, uma vez que a substância passa a morar em locais como barriga, coxa e bumbum.
Foto: Photocase.de |
O excesso gera calorias, taquicardia e hipertensão. Além disso, ao misturar os energéticos com bebidas alcoólicas, a Taurina relaxa o indivíduo, fazendo com que ele não faça distinção entre a sensação promovida pela bebida e a embriaguez. Alguns componentes, ainda, podem potencializar os efeitos do álcool. A associação tem um efeito diurético, fazendo com que o consumidor corra riscos de desidratação. Há algumas pessoas que fazem a mistura com Viagra, o que agrava a situação, uma vez que o medicamento é vasodilatador.
Ferreira possui uma pesquisa sobre os efeitos do café e ressalta que existem controvérsias sobre o assunto. "A cafeína estimula o sistema nervoso, deixando mais alerta e diminuindo o sono. Os males dependem do tipo de café e da forma como é utilizado", explica.
Há estudos que falam sobre os efeitos antioxidantes da substância e benefícios para o coração, quando consumida em pequenas quantidades. De qualquer forma, ele confirma que o excesso de cafeína causa taquicardia e hipertensão.
Foto: Photocase.de |
A nutricionista Mônica Dalmacio conta que, se ingerido 15 minutos antes da atividade física, o café melhora o desempenho, desde que não se trate de exercício de força (como musculação). Ela lembra que consumir o produto em demasia pode causar uma diurese acentuada, além do aumento da pressão arterial.
Para evitar excessos, tome, no máximo, três xícaras por dia. Quanto ao pó de guaraná, o ideal é uma colher pequena de café durante a manhã. Metade da lata de uma bebida energética também é o suficiente, mas evite ingerir o produto nos dias quentes, para que não haja desidratação.
A nutróloga Tâmara Mazaracki ressalta que "esses produtos são recomendados quando a pessoa, por exemplo, tiver uma prova, for fazer uma atividade física ou até num dia que acordou mais cansada. Mas deve-se lembrar que eles estimulam o sistema nervoso central, mas os músculos e a circulação vão ficar sobrecarregados. Além disso, em excesso, eles podem baixar a imunidade e facilitar a contaminação com viroses".
Riscos e benefícios
Alimentos - café, pó de guaraná, chá e algumas bebidas energéticas. Benefícios - em doses moderadas, dá a sensação de disposição e energia, acelerando o metabolismo corporal e estimulando a queima de gorduras. Ainda quando consumido sem excesso, estimula o raciocínio, a memória e a acuidade mental. Riscos: em excesso, excita demasiadamente o sistema nervoso, causando ansiedade, taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia, estímulo da diurese e problemas digestivos. Outras conseqüências são gastrites, esofagites e até úlcera, além de quadros mais graves como depressão e síndrome do pânico. Atenção: a exceção fica para o chá verde que, apesar de ser rico em cafeína, não causa hiperestimulação, mesmo quando consumido em altas doses. ? Ginseng: Substâncias - rico em adaptógenas. Benefícios - responsável por normalizar as funções do corpo quando o mesmo for atacado por estresse agudo e crônico. Ao normalizar os hormônios que foram alterados em função do estresse, conferem a sensação de energia e bem-estar. Mito - antigamente, acreditava-se que, em excesso, ele pudesse causar o aumento da pressão arterial. Hoje, já se sabe que isso não é verdade. |
Foto: Sxc.hu |
Existem também os energéticos para pele. O ginseng, por exemplo, é um deles, podendo ajudar na regeneração e vitalidade de peles cansadas e até no crescimento de cabelos. Esse tipo de produto não oferece risco algum e qualquer pessoa pode usar.
Mantenha o pique: conheça dicas para guardar energia sem prejudicar a saúde.
Colaboraram:
? João Fernando Monteiro Ferreira:
Hospital São Luiz
INCOR
? Mônica Dalmacio
Fone: (21) 2429-8292
? Maurício Pupo
? Tâmara Mazaracki
Downtown - Av. das Américas, 500, Bl. 04, Sl. 320 - RJ
Fone: (21) 3171-3171
Atualizado em 6 Set 2011.