Não é fácil chegar no Carnaval com o corpo em cima. Mas as poucas que conseguem, podem desfilar sem medo na avenida. Uma dessas privilegiadas é a apresentadora e jornalista Amanda Françozo, que pelo segundo ano consecutivo chega como rainha da bateria da Vai-Vai. Com muita sensualidade, gingando e samba no pé, ela afirma que agora se sente mais confiante do que nunca para arrasar na passarela. Na entrevista abaixo, Amanda dá algumas dicas de beleza, alimentação, musculação e de quebra, alguns truques para você deixar as outras passistas no chinelo. Confira!
Guia da Semana: Você faz algum tipo de dieta especial?Qual?
Amanda Françozo: Eu não sou bitolada nisso. Como churrasco, doces... Como moro sozinha tento me controlar. Se eu tiver vontade tomo um sorvete, sem problemas. É só não exagerar e ter força de vontade. Faço tratamento ortomolecular, mas sempre busquei comer direito e me cuidar. Por conta de algumas outras carências, inclusive anemia, estava me sentindo muito cansada. Procurei um médico especializado que após vários exames, me passou diversas vitaminas e suplementos, seguindo o meu tipo sanguineo. Não é uma dieta para perder peso, mas sim, contribuir com a saúde, o cabelo e a pele. O meu sangue é A+, por isso devo evitar tomate, berinjela, carne. Hoje em dia como pão integral com azeite de manhã. Posso substituir também o azeite por geléia natural. Aí mesclo com uma fruta e fica legal.
Guia da Semana: Quais são os cuidados que você tem com a sua pele? Como faz para manter o corpo bronzeado?
Amanda: Eu faço sessões de bronzeamento. Andei tomando sol normal, mas aí comecei a descascar e não acho legal. Após as sessões, faço sempre uma hidratação na pele, porque sei que assim como o sol, o bronzeamento com aparelho também pode trazer prejuízos para a pele.
Guia da Semana: E com os cabelos?
Amanda: Como arrumo muito o cabelo por conta das gravações, me preocupo em mantê-lo hidratado. Eu faço sempre hidratação uma vez por mês e a cada três meses, eu procuro dar uma cortadinha para ele ganhar mais força. Não uso mais tintura. Às vezes, passo uma máscara caseira com cremes no lugar no condicionador.
Foto: Celso Akin
Guia da Semana: Alguma dica para quem não tem tempo de ir a academia e quer manter o corpo em forma?
Amanda: Fazer uma caminhada é interessante. Às vezes, a pessoa tem mesmo um ritmo de vida muito acelerado e não consegue ir até a academia. Pegar uma mochila e ir malhar pode ser uma coisa difícil. A caminhada vai fazer bem para a saúde, para o cardiorespiratório, rim, coração... Não somente ajuda a ficar magra, mas também ter saúde e condicionamento.Em vez de ir buscar o filho na escola de carro, por exemplo, a mulher pode ir a pé. Alternativas existem, basta ter força de vontade e manter a regularidade.
Guia da Semana: Você tem algum truque de beleza?
Amanda: Um segredo é não ter as coisas na minha casa. Não comprar, por exemplo, um pote de sorvete, uma caixa de bombom e deixar na geladeira, pois dá vontade de comer. Se eu tiver desejo de alguma coisa, vou até o lugar e não trago nada para casa, porque eu sei que vou comer até acabar! (risos)
Guia da Semana: O que é preciso fazer para ter um corpo igual ao seu?
Amanda: É importante pensar na saúde, acima de tudo. Acho que o principal é a alimentação. Quando estou com a vida muito corrida, também não consigo ficar indo na academia. Então sempre coloquei muita atenção na alimentação, mas podendo conciliar as duas coisas, os resultados são muito positivos. Eu precisava extravasar de alguma forma, fazer uma coisa para si próprio. Isso ajuda muito. Uma academia pode ser uma válvula de escape para as mulheres.
Foto: Celso Akin
Guia da Semana: Qual é o segredo para se manter como rainha de bateria em uma escola tão tradicional?
Amanda: O segredo mesmo é as pessoas verem que você está ali porque gosta do que está fazendo, agradar a comunidade. Eu já vi algumas rainhas que vão só vão no dia do desfile, não se integram. Eu busco sempre estar presente no ensaio, compareço ao barracão para ver como estão os carros alegóricos, participo de projetos sociais, tento divulgar ao máximo a escola. São todas estrelas lá. São pessoas que dão o sangue pela escola e confiam em mim, que me escolheram para estar lá. É uma grande responsabilidade e faço de coração.
Guia da Semana: Como é a sensação momentos antes de pisar na avenida?
Amanda: É uma mistura de tudo. Uma adrenalina muito grande, porque além de tudo, existe a preocupação normal que toda mulher tem. Pensa no salto, no cabelo, se a fantasia vai abrir na hora que estiver sambando. Mas quando eu ouço o interprete puxando o samba-enredo, as pessoas cantando e a arquibancada vibrando muito, fico no coração da escola, que é a bateria, não tem como não sentir toda a vibração. O corpo sente o cansaço, mas é uma sensação que não dá para segurar.
Guia da Semana: Você preparou alguma coisa diferente para este Carnaval?
Amanda: A cada ano, acho válido uma coisa nova. O ano passado me preocupei muito com o samba no pé. Sempre sambei, mas na escola é mais acelerado, tem que sambar rápido. É uma coisa mais de quadril do que de perna. E esse ano, na minha segunda vez à frente da bateria, eu me preocupei em colocar passos novos. Tem momentos que você usa os braços, dá uma paradinha, faz uma brincadeira com o ritmo. Isso são coisas que se pega com o tempo.
Foto: Celso Akin
Guia da Semana: Atualmente você comanda o programa "Papo de Amigos". Pensa em fazer outros trabalhos para esse ano?
Amanda: Meu filho por enquanto é o programa. Faço questão de participar das reuniões e da produção. Agora estamos mesclando pessoas mais populares com outras elitizadas, além de música ao vivo, para deixar bem dinâmico. Sou formada como atriz também e fui convidada para fazer "Quando a primavera chegar", um filme sobre doação de órgãos. Esse ano provavelmente vão rolar as gravações e no próximo, o lançamento. Além disso, me chamaram para fazer uma peça infantil, mas ainda estou estudando as possibilidades, por causa da minha agenda.
Guia da Semana: O que um homem precisa para conquistar você?
Amanda: Ele precisa ser carinhoso. Não basta sentir, precisa demonstrar. Ser carinhoso, humilde, saber pedir desculpa quando errar, ser bem-humorado. É legal ter alguém do seu lado está feliz em um restaurante de luxo, em uma lanchonete, em Paris, em casa, em qualquer lugar. O físico é a ultima coisa que olho. Claro que todo mundo gosta de ter pessoas bonitas. Mas prefiro escolher alguém que tenha um papo mais legal, seja sincero, responsável, maduro com a vida. Beleza para mim é uma coisa de dentro para fora. Parece frase feita, mas eu penso assim mesmo.
Foto: Celso Akin
Guia da Semana: Você já se incomodou com o assédio da imprensa?
Amanda: Não muito. Às vezes me incomoda quando me alfinetam e dizem coisas que não são verdadeiras, quando sinto que foi uma coisa com malicia, ou uma certa ironia. Afinal, uma pessoa que não me conhece pode ler e pensar o que quiser por não saber da minha índole, do meu caráter e isso chateia sim. Mas não me incomoda tanto, porque eu também não dou motivo para ficarem me especulando.
Guia da Semana: Como você se vê daqui a 10 anos?
Amanda: Apresentando programas, casada e com filhinhos (risos). Se eu não tiver um filho daqui a dez anos, acho que pode ficar tarde demais.
Bate Bola
Cor: Lilás Hobby: Viajar O que te tira do sério: Falta de amor Cantor: São tantos, mas adoro o CD novo do Caetano Veloso com o Roberto Carlos Cantora: Ana Carolina Pecado gastronômico: Torta de limão Bebida: Suco de caju Ídolo: O Dr. Henique Prata, diretor do Hospital do Câncer de Barretos Defeito: Detalhista Qualidade: Muito amorosa O que mudaria em você: Queria gostar mais de ficar sozinha Parte do corpo que mais acha bonita: A barriga Sonho de consumo: Muitas viagens Escola do coração: Vai-Vai O Carnaval para você é: Extravasar todos os sentimentos bons Frase: Muitos amam, poucos sabem amar |
Atualizado em 6 Set 2011.