Por Juliane Cavalcante
Não basta só combinar a gravata com a camisa ou evitar usar aquela calça xadrez com a sua camiseta listrada predileta. A escolha do sapato pode acabar com tudo na hora de montar um look, tanto para a balada como para ocasiões mais formais. Dizem que se conhece alguém pelo sapato que usa, para o mundo da moda, esse acessório também é decisivo para quem quer causar uma boa impressão.
Ok, o sapato é um objeto de cobiça do púbico feminino, exemplo clássico é o da Imelda Marcos, mulher do ditador filipino Ferdinando, que tinha em seu guarda-roupa 1.060 pares por puro fetiche. Mas para o homem que não quer sair pisando com o pé esquerdo, é hora de dar mais atenção para o que anda calçando.
E como gênero masculino e praticidade é quase um pleonasmo, o tênis vira o coringa da vez. Ele vai bem com quase tudo. Acompanha um estilo mais despojado e ainda pode formar um belo par com blazers e ternos. Mas o estilista Moshe alerta, tem que ter estilo para tal combinação. O contraste é interessante, mas só se o transeunte for descolado.
Isso não quer dizer que vale qualquer tênis, os de corrida e os de escalada estão fora da jogada, entram em campo os "retrôs", entre eles o indefectível all star e os que lembram chuteiras, como os da Puma. Segundo Moshe, "in" vai estar quem aderir aos modelos Adicolors, da Adidas, que já chegaram ao Brasil, mas em edição limitada. Os tênis em vinil também estão em alta, trazendo de volta a estética new wave dos anos 80. O material aparece nos modelos da coleção inverno/2006 de Alexandre Herchcovitch e na coleção verão/2007 da Redley.
O vilão da vez é o sapatênis, para o estilista Mario Queiroz, só se salva o modelo da Prada, "super-básico e em um super-couro". Quem não puder pagar por um, o melhor é desistir de adquirir uma peça do gênero. Mario também chama atenção para a escolha das botas, é um acessório bem difícil de se combinar. Melhor só arriscar quem for adapto do estilo cowboy.
Mas o mundo da moda está mais mãe do que madrasta no quesito calçado masculino. As possibilidades de combinações são inúmeras. Miuccia Prada que o diga, no último desfile da sua coleção verão/2006, em Milão, ela deu licença poética até para as sandálias franciscanas com meias grossas e coloridas. Peço licença aos clássicos, mas as palavras de ordem são ousadia, modernidade e versatilidade quando se fala em sapatos.
Dicas |
|
Serviço:
Moshe - Tel.: 3062-8167
Puma - Tel.: 5189-4792
Adidas - Tel.: 3083-0044
Alexandre Herchcovitch - Tel.: 3088-4493
Redley - Tel.: 3061-3031
Mario Queiroz - Tel.: 3062- 3982
Atualizado em 10 Abr 2012.