Guia da Semana

Foto: Divulgação

Marilyn Monroe foi a primeira falsa loira a ser ícone de beleza e sensualidade no mundo todo

"Ser loira não é apenas ter essa cor de cabelo, é um estado de espírito". A célebre frase de Donatella Versace - herdeira da consagrada marca italiana - define exatamente as mulheres que possuem as madeixas mais claras. E que, cada vez mais, estão invadindo os salões de beleza do Brasil e do mundo.

De acordo com o famoso hairstylist Sérgio G. - que integra a equipe do Studio W Iguatemi, em São Paulo - 90% de suas clientes são loiras. Porcentagem parecida, com apenas 10% a menos, revela o número de mulheres que vão ao salão Rozze&Rozee Coiffure, em São Paulo. "As loiras só perdem na estimativa de clientes que fazem escova progressiva", afirma Rose Cândido, profissional do Rozze&Rozze e especialista em cabelos loiros.

Mas por que tantas mulheres querem clarear o cabelo? Rose afirma que suas clientes optam por essa tonalidade por chamar mais atenção e dar um ar mais jovial. No entanto, a escritora inglesa Joanna Pitman quis ir mais a fundo nessa resposta e fez um estudo - que acabou resultando no livro On Blondes (Sobre Loiras) - que mostra como as mulheres se valeram de inúmeros artifícios somente para deixar os fios com nuances douradas ao longo de séculos.

Em várias fases da História, as mulheres com cabelo loiro adquiriram status de pureza - com exemplo de imagens da Virgem Maria, de sensualidade - a partir da deusa grega Afrodite, mas, especialmente, com a precursora do falso loiro, Marilyn Monroe - e de poder, com Margaret Thatcher e Hilary Clinton. Porém, não é simplesmente passando um tonalizante em casa que uma mulher vai se tornar uma loira de arrasar. É preciso ter muito cuidado para escolher a química, o tom e o procedimento certo para iluminar seus fios.

Tinta ou descolarante?

As duas maneiras conseguem deixar os fios mais claros, no entanto, possuem ações diferentes e que acabam influenciando significativamente no resultado. Sérgio explica que com a descoloração mantém-se o fundo natural do cabelo, já com a tintura cria-se uma cor uniforme, mas quem deve definir qual química usar é um profissional especializado.

Foto: Getty Images

Gisele Bündchen possui, atualmente, a tonalidade de loiro mais natural e muito desejado pelas mulheres

Rose completa que se costuma usar mais descolorante, pois somente com esse produto é possível chegar às tonalidades prediletas das brasileiras, que é o loiro claro e o acinzentado. "A tinta limita o clareamento. O descolorante pode agir com o auxílio da tinta, mas ela não pode agir sozinha", afirma.

O cabeleireiro do Studio W ainda alerta as mulheres precisam ter cuidados com as tinturas encontradas em farmácias, pois essas colorações, com o passar do tempo, deixam os fios com a continuidade da cor irregular.

Tom de pele

Se você chega ao cabeleireiro, bate o pé para ter um cabelo com a mesma cor que o Gisele Bündchen, mas fica possessa quando o seu hairstylist se nega a reproduzir a cor, entenda que ele tem razão! É que toda loira precisa adequar o tom da coloração com a cor da sua pele.

"O loiro tem que combinar com a pele e também com a cor original do cabelo. Hoje, as mulheres não têm mais tanto tempo para ir ao salão, por isso estão optando por um loiro mais natural. Até porque o natural, atualmente, é o mais bonito", conta Sérgio G.

A colorista do Rozze&Rozze revela que a maioria das mulheres com pele morena combinam com os tons de loiro mais caramelos. As que possuem pele clara ficam melhor com tonalidades acinzentadas e champagnes. Já mulheres com pele amarela, também ficam bem com champagnes e com cores beges.

Foto: Reprodução site oficial

Claudia Leitte é uma loira com nuances de castanho, através da mistura de mechas claras e escuras

Técnicas

A cada nova estação, há sempre uma técnica inédita para iluminar os cabelos das mulheres. A bola da vez são as mechas Ombré Hair - ou Beijo do Sol -, que é um clareamento esfumaçado com descolorante e dá um efeito bem natural de fios queimados pelo sol.

Outra técnica bem comum é o reflexo. "É a mais antiga e a mais procurada, pois a maioria das mulheres gosta de tons bem claros", fala Rose Cândido. Ela completa que as luzes - técnica que clareia os fios através de mechas mais finas e bem distribuídas em toda cabeça - são mais utilizadas em quem está começando a ficar loira.

Manutenção

Quem está precisando fazer um retoque nas madeixas loiras, mas está adiando porque pensa que mostrar a raiz é fashion, precisa ter atenção. "É bonito a raiz aparecer apenas quando for usada uma técnica para ficar escura propositalmente. Até porque quando é uma raiz crescida por falta de retoque, o cabelo cresce marcado e isso fica visível", explica Rose.

Assim, não basta ter belos fios dourados, é preciso mantê-los sempre lindos e saudáveis. Os especialistas indicam que as loiras façam hidratações periódicas, em média, a cada 15 dias, e que o retoque seja feito mensalmente, se for descoloração ou de dois a três meses, se for mechas ou luzes.

Foto: Reprodução Twitter

O cabelo de Adriane Galisteu possui tonalidades bem claras, com base no loiro platinado, champagne e caramelo

Make das blondies

Para realçar as madeixas douradas, é preciso investir no uso de maquiagem. De acordo com o maquiador Renato Mardonis, as loiras levam mais vantagem na hora da produção, pois é possível abusar mais das cores. "No entanto, é uma liberdade que precisa ter certo cuidado, principalmente durante o dia. Não se pode carregar muito no make, pois nesse biotipo de mulheres tudo aparece demais", conta.

Visual para o dia

Olhos: Se a mulher for mais fashion, usar e abusar das sombras coloridas, principalmente nos tons azul e verde. Para as mais discretas, os tons neutros, como marrom mais claro, vinho, uva e rosa, funcionam bem e dão profundidade ao olhar sem carregar demais. Se gostar de usar delineador, opte pela tonalidade marrom e deixe o preto para noite. Já nos cílios, as máscaras pretas são as mais indicadas, pois realçam mais o olhar.

Pele: Após utilizar uma base de acordo com o tom da pele, é necessário destacar as maçãs do rosto. As tonalidades de blush que combinam mais com as loiras são: rosado, pêssego e brozant claro.

Boca: Se quiser marcar mais os olhos, os batons de cor nude ficam ótimos. Porém, as mulheres com cabelo claro ficam muito bem com tons mais escuros, como vinho, vermelho aberto e coral. Todas as nuances de rosas também ficam muito bem, mas desde de que combinadas com tons mais neutros para não deixar o look tão estilo Barbie.

Look para noite

O maquiador indica os truques para a loira fazer a maquiagem ideal e arrasar na noite. "Além de realçar a beleza da mulher com os fios claros, esse make mantém a naturalidade, deixando o look leve", destaca Renato Mardonis:

Siga o passo a passo:
- Marque os olhos com uma sombra marrom que tenha cintilância dourada e esfume em toda pálpebra superior e no contorno da inferior, faça um traço com delineador preto e finalize os olhos com muita máscara de cílios preta;
- Destaque as sobrancelhas usando sombra marrom mate ou lápis marrom para emoldurar o olhar;
- Use blush pêssego nas maçãs do rosto - tonalidade que estará em alta no verão 2012 e que fica linda para as loiras;
- Opte por um batom rosa antigo ou coral claro para os lábios.

Atualizado em 10 Abr 2012.