Ofurô do Buddha Spa, em São Paulo
Quando o assunto é spa, muitas mulheres já pensam em preços exorbitantes e em tratamentos fora de cogitação para o bolso. Mas nem sempre ir a um desses estabelecimentos é algo tão distante do seu orçamento. Com o intuito de popularizar esse universo e levar o conceito a um público mais amplo, a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas) criou a Spa Week, que oferece as mais diversas terapias corporais e faciais a um preço reduzido.
Com o mesmo formato da Restaurant Week, mas com a proposta de alimentar o bem-estar, a terceira edição do evento acontece entre 11 e 25 de setembro em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná. Desta vez, cada um dos 71 participantes preparou um menu especial com até três terapias a R$ 70 reais cada, com opções que chegam a custar R$ 200 normalmente, como massagens relaxantes, hidratações faciais e banhos aromáticos.
Recarregue as baterias
Foto: Divulgação
Massagem De-Stress do Spa des Jardins
"Muitas pessoas têm a ideia de que spa é algo inacessível. Quando a cliente chega ao local, percebe que há tratamentos com valores semelhantes e que não são tão inacessíveis", diz Gustavo Albanesi, presidente da ABC Spas. Para ele, além de ser benéfico para a população, o evento favorece os estabelecimentos, que ganham muita visibilidade e atraem uma clientela nova.
De acordo com Albanesi, o Spa Week atrai um público diferente do usual, já que 40% das clientes possuem entre 21 a 30 anos, o que não é o padrão nos spas. "Normalmente, o público que procura um spa possui mais de 30 anos. Com isso, percebemos que a cultura de bem-estar está muito inserida entre a população mais jovem. No entanto, essas pessoas não desfrutam desse tipo de serviço por causa do preço", conclui.
Ampliando os horizontes
Segundo o executivo, a expectativa desta edição é chegar entre 13 a 15 mil atendimentos. Para atender esta demanda, os spas fazem novas contratações e ampliam os horários disponíveis. "O spa acaba se reprogramando para ocupar os espaços que são tradicionalmente vazios, mas que no Spa Week acabam preenchidos. Normalmente, são admitidos mais terapeutas, manobristas, recepcionistas, já que o movimento praticamente dobra", explica.
Albanesi conta que, a cada edição, o evento conquista novos adeptos e amplia o número de participantes. O primeiro SPA Week do Brasil, que aconteceu em outubro de 2009, foi realizado somente em São Paulo e reuniu 14 clínicas. Já o segundo, expandiu para o Rio de Janeiro, com 37 spas, e registrou um aumento de 67% no número médio de atendimentos por estabelecimento. "A próxima edição acontecerá também em Goiás e no Distrito Federal também. A ideia é expandir para todo Brasil", diz.
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Drenagem facial e máscara de vinho do Spa des Jardins
Momento de prazer
Durante as duas semanas, além das terapias, o cliente tem oportunidade de vivenciar uma experiência única em uma atmosfera diferenciada, já que, ao contrário de uma clínica de estética, que geralmente tem um clima mais impessoal, os spas prezam pelo despertar dos cinco sentidos, com espaços aconchegantes e individuais, ambientes aromatizados e música de fundo.
Confira a lista completa de participantes no hotsite do evento.
Atualizado em 6 Set 2011.