Guia da Semana

Pouquíssimos exemplares no país.
Foto: www.lamborghini.com


Grandes marcas, grande reconhecimento. O guia da semana pesquisou os valores de três gigantes automotivos para tentar descobrir quanto custa manter um carro de luxo.O maior questionamento é: vale a pena ter uma Ferrari, um Maserati ou um Lamborghini em plena metrópole?

*Carlos, colecionador de automóveis, que conta com um exemplar de cada uma dessas belezinhas, além de mais uma vasta lista de importados na garagem, alega que existem tantos pontos positivos quanto negativos. "Claro que você gasta muito! Mas é uma escolha para quem tem condição de manter. Eles são muito melhores, muito mais confortáveis e muito mais rápidos. Além, claro, da satisfação pessoal que proporcionam".

Pneu: Em média R$ 2.500,00 cada.
Foto: www.ferrariworld.com
Quem adquire um automóvel arca a longo prazo com inúmeras despesas que não podem ser deixadas de lado na hora de planejar a compra. Elas podem superar o valor do veículo em alguns anos. Mas e quando só este já é inatingível para a maior parte da população? IPVA, seguro, manutenção, franquia, gasolina. Será que é tudo proporcional?

Antes de qualquer conclusão, é preciso ter idéia de quanto sai a primeira parte deste investimento. Confira:


Ferrari F599 GTB - R$ 1.400.000,00;
Maserati Quattroporte Automatica - R$ 800.00,00;
Lamborghini Reventón (lançamento em 2008) - R$ 2.650.000,00.



O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é calculado com base no valor de tabela do automóvel. É cobrado do proprietário 4% ao ano. Então, com base nesses dados, quem tem uma Palio Weekend Adventure 2007, avaliada em R$ 50.000,00, paga R$ 2.000,00 ao ano. Já quem possui uma Ferrari como a citada, pode comprar a Weekend e guardar mais R$ 6.000,00 com o dinheiro gasto anualmente com o imposto.

Em caso de roubo ou manutenção, na maior parte dos casos quem arca com os prejuízos é o próprio dono, já que as seguradoras nacionais não oferecem cobertura para nenhum dos três exemplares. A opção é o RCF-V, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo contra Terceiros, conhecido como seguro contra terceiros. Ele tem a finalidade de cobrir as quantias pela qual a pessoa vier a ser responsável civilmente, relativas a reparações por danos involuntários corporais e/ou materiais causados a terceiros, ocorridos durante a vigência do contrato de seguro e que decorram de riscos cobertos nele previstos.

Seguro pode chegar a R$ 200.00,00.
Foto: www.ferrariworld.com
Gabriel Freitas, que trabalha na gerência de transportes da sulamérica, explica como funciona o reembolso. "O valor do prêmio é composto por vários itens e quanto mais caro for seu carro mais caro vai ser o seguro. O limite de cobertura é pago para o conserto ou indenização do veículo da outra pessoa, mas se o seu carro quebrar você terá de pagar uma taxa de franquia, que geralmente é alta".

Jair, sócio do Rei do Amassado, oficina especializada em funilaria, pintura e reparação por chuva de granizo, diz que o cuidado que é tomado com esses automóveis é muito maior do que com os nacionais. "É difícil um desses que precise de pintura por descuido, mas os donos sempre procuram para retoques mínimos". Uma restauração sai por no mínimo R$ 600,00, enquanto os danos causados por chuva de granizo, que são mais comuns do que se imagina, ultrapassam a barreira dos três dígitos. "Se não precisar pintar, desamassar a lataria num caso desse sai por aproximadamente R$ 3.500,00", completa.

Você pagaria R$4.500,00 em cada lanterna?
Foto: www.maserati.com
Os valores são assustadores para quem não possui alguns milhões reservados na conta, mas para quem tem, é unânime: questionados sobre os buracos nas ruas das grandes metrópoles, os riscos de assalto e o trabalho para manutenção, os donos alegam que o prazer de ter um importado de luxo como esses faz todos os transtornos valerem a pena.

Atualizado em 6 Set 2011.