Guia da Semana

Divulgação


"Na era da tecnologia, depois dos games, mp3 e câmeras digitais, nada mais útil do que controlar a casa pelo celular." Assim, na última terça-feira, dia 22 de maio, o empresário Leonardo Senna da Ihouse apresentou à imprensa a casa do futuro, diretamente do mais novo apartamento equipado com o sistema. Após sete anos de pesquisas e R$ 10 milhões de investimento, o empreendimento de condomínios com produtos inteligentes está pronto!

"É algo totalmente inovador", frisa Senna. A solução da Ihouse coloca na tela do celular os mesmos painéis de controle dos produtos e permite controlá-los à distância e em tempo real. "O que estamos lançando no mercado de automoção de residências não tem similar no mundo", completa.

Smartcontrol
Divulgação


Para entender como tudo funciona, é preciso antes conhecer o Smartcontrol - aparelho que liga todos os equipamentos desenvolvidos pela equipe de engenheiros do empresário em um só sistema central, e que pode ser controlado também pelo celular. É formado por uma central gráfica touchscreen e por interruptores inteligentes e, a partir deles, os itens da casa são acionados, como a intensidade da iluminação, persianas elétricas, ar-condicionado, além dos produtos desenvolvidos e comercializados pela Ihouse. Cada interruptor é programado para uma função específica.

O Smartcontrol se conecta on-line com o produto selecionado e, na tela, o usuário aciona todas as informações. O painel é bastante amigável e apresenta as informações em forma de gráfico. Basta tocá-lo que ele acende automaticamente e permite o controle de forma integrada dos recursos do apartamento. A rede utilizada associa Ethernet e CAN (Controller Área Network), duas das mais modernas empregadas na atualidade.

Divulgação
Com o telefone celular fazendo as vezes de controle remoto, acompanhe o funcionamento da nova era das residências modernas, a partir da hipotética situação de um dia na vida do proprietário:

PASSO A PASSO
Tudo começa antes mesmo de chegar em casa. Do trabalho, já é possível acionar o sistema, que cuida do preparo do banho na temperatura desejada com a iluminação ideal da preferência.

O usuário ainda pode escolher entre a ducha e a hidromassagem. A Smarthydro é a banheira inteligente que associa tecnologia e design. Ela controla a temperatura da água e ainda possui um mecanismo de autolimpeza. Além disso, é um objeto de decoração que combina materiais nobres e encosto anatômico e já recebeu dois prêmios internacionais antes mesmo do seu lançamento: o IF Design e o Red Dot Design Awards.

Divulgação


Ao conectar-se à Smarthydro pela Web, seja pelo celular ou pelo Smarcontrol, o proprietário configura as características do banho e ainda acompanha em tempo real o nível, a temperatura da água e a iluminação da banheira. Também pode responder às solicitações dadas por um menu sintetizado de voz através do teclado do telefone. Ao término do preparo, o proprietário recebe uma ligação da Smarthydro avisando que o banho está pronto.

Para um banho mais rápido, há o Smartshower, com memórias diferentes. Basta programar as informações preferidas com temperatura e fluxo.

Com o banho programado, chega a hora de ir para casa. Os equipamentos da casa inteligente já começam a agir assim que o carro do usuário se aproxima do portão da garagem - ou Smartgate. O sistema integra câmeras com um software de reconhecimento de placas e um banco de dados. Câmeras estrategicamente localizadas captam e identificam a placa do carro. Caso ela esteja cadastrada, o portão é aberto automaticamente.

Divulgação
Na guarita do prédio, o Smarteye Pro reforça a segurança. Formado por câmeras digitais interligadas com um PC, alerta quando identifica uma situação anormal. Também grava e possibilita o monitoramento de áreas comuns do edifício.


Divulgação
Para os desatentos na hora de estacionar o automóvel, foi desenvolvido o Smartstop - um sistema de sensores instalados na garagem com um painel que muda a luz em três cores. Quando o veículo se aproxima da parede na hora da manobra, a luz fica primeiro verde, depois amarela e por último vermelha para alertar que o carro já atingiu a distância mínima da parede. Ainda é dotado de um jogo de sensores em duplo feixe que reduz a incidência de disparos indesejados quando pedestres se aproximam.

Divulgação
Finalmente, na entrada de casa, não será mais preciso carregar chaves ou cartões magnéticos. A Smartdoor reconhece as impressões digitais do proprietário e dos demais cadastrados. Basta aproximar o dedo no leitor para liberar a abertura da fechadura. A mesma tecnologia possibilita os dedos para acionar outras funções. Assim, um dedo pode ser programado apenas para abrir a porta, outro para abrir a porta e ligar o ar-condicionado e outro para subir a persiana e acender a iluminação na intensidade programada.



Divulgação


O sistema da casa inteligente é vendido diretamente a incorporadoras, antes do lançamento de um prédio. O valor da instalação de todos os produtos dentro de casa depende de cada construtora, mas em média custa 3% do valor do empreendimento. O pacote completo no apartamento de 480 m² no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo, onde o empresário realizou a apresentação, custou R$ 100 mil.

O serviço já está disponível em São Paulo, no Rio de Janeiro, Florianópolis e Manaus e pode ser requisitado através de incorporadoras e arquitetos. A garantia é de um ano.

Serviço
Ihouse
Local: Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr. - São Paulo
Fone: (11) 3074-888
Site: www.ihouse.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.