Guia da Semana

Micose de pés, de unhas, rachaduras no calcanhar, unhas encravadas, joanete, olho de peixe e muita dor de cabeça em vista. Sustentação do peso do corpo, os pés merecem atenção maior do que a dispensada, pelo suporte que oferecem ao ser humano durante suas atividades diárias de locomoção.

Basta a temperatura elevar o termômetro para o desejo de despir os pés imperar nos anseios femininos, mas quando eles não estão em dia com a boa aparência, expô-los pode se tornar um problema. "Os pés deveriam ser a parte do corpo mais cuidada, pois é lá que estão todos os pontos de energia do corpo. O ideal é que pelo menos uma vez por mês seja feito tratamento de relaxamento, esfoliação e podologia para fazer uma limpeza completa", diz a podóloga Jucilene Lemos.

Eis os inimigos recorrentes dos pés
? Micose
? Calosidade/Pés cascudos
? Unha encravada
? Olho de peixe
? Joanete
? Frieira


O uso contínuo de sapatos fechados ocasiona micoses e mau cheiro, devido ao excesso de calor que dá margem à proliferação de fungos e bactérias. Além disso, aprisionar os pés em calçados desconfortáveis lhes propicia caráter áspero tornando-os suscetíveis ao aparecimento de bolhas. A micose ocorre a partir do descolamento da unha, porta de entrada para o fungo, ou através de uma infecção de granuloma (carne esponjosa). Estas bactérias aliadas ao ambiente propício de calor e umidade tornam o paciente mais propenso à adesão do problema, principalmente entre os dedos.

Inicialmente a micose pode não representar perigo, além do incomodo causado pela coceira, mas posteriormente pode se estender às pernas e coxas, caracterizando uma infecção cutânea mais grave. O tratamento consiste em limpeza profunda e medicação determinada por dermatologista.

Evitar o uso de calçados que dão o atrito na unha, para não haver seu descolamento, procurar não usar sapatos fechados durante muito tempo e alterná-los freqüentemente, bem como se atentar para esterelização correta de alicates utilizados por manicures e pedicures são algumas medidas de ações funcionais para prevenção da doença. "Aconselho as pessoas a sempre andarem com sapatos confortáveis, ir à podóloga pelo menos uma vez por mês, não deixar a unha pintada sempre, secar bastante os pés e passar hidratante antes de dormir", aconselha Lemos.

Outro problema que acomete a saúde e a beleza estética do pé é a calosidade, conhecida popularmente como pé cascudo, deformidades ortopédicas causadas pelo uso de calçados inadequados, postura inadequada do corpo e o jeito de pisar. O sobrepeso também contribui para a formação exagerada da pele morta das plantas dos pés. Algumas pessoas têm uma propensão maior à calosidade que pode ser resolvida com o uso do bisturi e prevenida através da observação do sapato causador dos calos. Em pés mais grosseiros, lixar os pés após o banho e usar cremes a base de ureia a 10% pode apresentar melhoria.

Parecida com o calo, o joanete consiste em uma alteração óssea provocada pelo uso de calçados de salto alto e bico fino e componente genético. As sandálias de tira, por exemplo, exercem pressão no pé, aumentando o a gravidade do problema. O tratamento é a correção cirúrgica e em alguns casos o uso de orteses e mudança do estilo de calçado pode conter o seu crescimento.

Os diabéticos, por exemplo, devem sempre estar atentos a ferimentos e micoses. Muitas vezes esses ferimentos podem ser uma porta de entrada para bactérias e causar infecções como erisipela ou celulites nas pernas. Já as unhas encravadas provêm da maneira errônea de cortá-las ou desencravá-las. Nestes casos, a manutenção correta deve ser feita por uma podóloga. Evitar usar sapato de bico fino e não deixar que manicures "cutuquem" o canto das unhas são boas maneiras de prevenção do problema.

Por sua vez, o olho de peixe é o nome popular das verrugas palmares ou plantares. São causadas pelo vírus do papiloma humano - HPV. A infecção acontece quando há o contato direto da pele com o local contaminado ou pessoa já atingida pelo vírus. O tratamento é feito através de curetagem e desbastamento das verrugas. Os métodos mais comuns são a aplicação de substâncias cáusticas e corrosivas, queima da lesão com hidrogênio gelado, cauterização com bisturi e imunoterapia tópica ou sistêmica. Apenas o profissional especializado está apto para direcionar o paciente ao método mais eficaz e apropriado para seu caso.

Mantenha os pés limpos e secos, controle o peso, na medida em que o seu excesso pode causar rachaduras e grosseirões nos pés. "Pés sadios são essenciais para a saúde, por isso, deve se dar muita atenção para eles. Uma outra dica é usar secador de cabelo nos sapatos para diminuir a umidade, diminuindo também as chances de aparecerem fungos", conclui a podóloga Jucilene Lemos.

Colaboraram:
? Tatiany Kermessi
Doctor Feet
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 447 - Itaim Bibi - São Paulo - SP
Fone: (11) 3845-9955
Email: [email protected]
? Mônica Carvalho
Fone: (11) 3044-4499 / 3841-9405
? Jucilene Lemos
Walter"s Coiffeur Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666, loja 101 C - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 2431-9524
? Vitor Leite Romero
Salão Diva
Endereço: Rua Harmonia, 462
Fone: (11) 3845-9955
Email: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.