A variedade de estilos de cerveja têm ampliado a presença de novas marcas nas cartas de bares e restaurantes
Quem diria, a paixão nacional, presente em onze de cada dez bares Brasil afora, está cheia de graça. As cervejas especiais ganham cada vez mais mercado e cruzam as fronteiras do universo gourmet, compondo receitas e produtos variados e deliciosos como geleias, pães, drinques e sobremesas.
A cada dia, seu espaço aumenta nas gôndolas de supermercados e nos cardápios de estabelecimentos descolados. Até 2004, as cervejas artesanais e especiais representavam cerca de 4% do mercado nacional. Em menos de cinco anos, deram um pulo para 9%. Não é nada, não é nada, são 11.340 milhões de hectolitros de stouts, pale ales, largers e outros estilos além da pilsen padrão. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
Parte dessa cevada toda se transforma em outros tipos de produtos, que vêm sendo explorados por jovens empresários, provando que cerveja, gastronomia e negócios têm tudo haver. "O mercado brasileiro era muito fechado, restrito mesmo. Faz pouco tempo que podemos aproveitar bons azeites, cafés e cervejas", comenta Douglas Salvador.
Aos 33 anos, ele se juntou com o irmão, o chef de cozinha Theo Salvador, e um amigo para inaugurar, em Curitiba, o Clube do Malte. Misto de empório, bar e restaurante, o estabelecimento abriu as portas há dois anos e já criou um público fiel e envolvido num leque de ações, eventos e produtos voltados para esse mercado. São programas de pontos para descontos em rótulos, confrarias com degustações regulares, receitas feitas com a bebida e, há dois meses, uma linha de geleias e molhos. "Nossa ideia é permitir o máximo da experiência com cervejas especiais, estimulando que o cliente reproduza receitas como costelinhas de porco com molho smoke beer em casa com os molhos e geleias aqui adquiridos", explica. A próxima aposta dos irmãos Salvador serão pães feitos com diferentes estilos de cervejas e grãos.
Refrescância reelaborada
Foto: José Dambrosio Neto
Geleias e molhos para levar a cerveja especial para a casa do consumidor
A consolidação do mercado de cervas especiais é atestado também por Edu Passarelli, especialista em cerveja e sócio do bar-empório Melograno Forneria, em São Paulo. "Quando abrimos, há um pouco mais de dois anos, 90% do volume de vendas era de cervejas comuns. Hoje, elas não passam de 15%, enquanto as especiais já respondem por 85% das vendas", comenta o empresário.
Passarelli reconhece que ainda há resistência do consumidor médio. A estratégia para mudar esse quadro também é investir na gastronomia. Além de pratos feitos com a bebida, o Melograno traz duas novidades no novo menu: o drinque Melograno Sparkle e sorvete de Guinness.
O coquetel junta a leveza do espumante seco com a força do chope pilsen artesanal, acrescentado do doce azedo do xarope de romã. Já o sorvete, lançado inicialmente por Greigor Caisley, chef australiano radicado no Brasil, leva leite, ovos e toda a base tradicional do gelado alimento. Ao final, a stout mais famosa do mundo entra na massa e no calda. A aceitação é garantida. "É fácil apresentar essas inovações ao nosso cliente, uma pessoa interessada em ampliar seu repertório de sabores e conhecimento em cerveja", complementa. (veja aqui a receita de Edu Passarelli e conheça também o El Nino, drinque criado por Marcelo Serrano, do MyNY Bar que junta tequila com cerveja Ale) .
E os clientes são ávidos pelas novidades. "Quando abrimos, esperávamos que o público fosse predominantemente masculino, mas há muitas mulheres que vêm degustar cervejas de trigo, jovens a procura de novos sabores, todos interessados em conhecer esse universo, e não apenas repetir o que os outros falam", destaca Douglas Salvador. Para ele, esse é um dos grandes diferenciais do mundo das cervejas, "que tem seu consumo mais coletivo e sociável, enquanto o do vinho mais particularizado, individualizado, e com todo o respeito, cheio de fru-fru", brinca o empresário, que brinda com a melhor Pale Ale a sofisticação dessa bebida dos deuses.
Drinques com Cerveja |
Ainda está com sede? Saiba mais sobre as cervejarias artesanais brazucas na coluna do bier sommelier Daniel Wolff
Atualizado em 6 Set 2011.