Guia da Semana

flickr da Nike

Corinthians lembra democracia e roxo nos leva direto para aquela frase infeliz daquele ex-presidente que a gente não gosta muito de lembrar. Fora esta pequena discrepância, nada me coloca contra o uso da cor roxa no uniforme número três do time de Parque São Jorge, que aprendi a gostar aos 11 ou 12 anos vendo Casagrande, Sócrates e Biro-Biro.

Times de todo o mundo descobriram que têm uma bela marca em mãos e que seus milhares de consumidores são atraídos a ela como ratos ao flautista. Vale então fazer a flauta cantar e seduzir os torcedores. Chamem a camisa roxa de jogada de marketing, mas a relação entre o Corinthians e sua torcida é sempre um pouco mais complexa. Se o torcedor corintiano é torcedor roxo e não abandona o time, homenagear a sua histórica fidelidade em ano difícil, de disputa na segunda divisão, não me parece má idéia.

Descubro porém que não são todos que pensam assim. Leio aqui e ali que membros da Gaviões de Fiel têm agredido torcedores que vão aos estádios vestidos com a novidade. Puristas que defendem o preto e o branco e usam a força para impor seus pontos de vista. Esquecem que o próprio brasão do Corinthians carrega a cor vermelha na âncora e o amarelo na estrela do mundial da Fifa e que último homem, o goleiro, já vestiu azul, amarelo e cinza. Leão, quando defendeu o time, sofreu para encontrar um uniforme mais chamativo sem usar cores e saiu-se com o traje zebrado, mas isso em outros tempos.

Para mim não importa a cor da camisa. Jogassem os onze sem camisa, como os times dos casados, com o brasão corintiano tatuado no peito e torceria da mesma forma. Na idade média havia quem tatuasse a imagem de Jesus Cristo ou da Virgem Maria nas costas para que torturadores da inquisição fossem misericordiosos na chibata. Vai que a tatuagem do Corinthians conquista a simpatia dos deuses do futebol cantados por Nelson Rodrigues. Bem sei que com esse time de Mano Menezes, vamos precisar que alguém lá em cima olhe por nós.

O Barcelona, tido como time dos mais bem-sucedidos no campo e no marketing, adota as cores polêmicas já faz algum tempo. Sua camisa laranja-fosforescente de umas temporadas atrás é marketing? É sim senhor. E da melhor qualidade. Sucesso absoluto mesmo em entre os catalães, povo dos mais ligados às sua tradições e cores. Estive por lá em 2005 e cansava de ver meninos orgulhosos ao vestir a chamativa camisa, queriam mais é que enxergassem sua paixão a milhas de distância, da lua se fosse possível. Assim como a nova camisa marca-texto do Palmeiras tem sido um grande sucesso, a do Corinthians vai conquistar também o seu lugar no coração da torcida. E de nada adianta mandar tirar e vir com socos e pontapés, pois que socos e pontapés deixam marcas na pele. Marcas roxas, vejam só.


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? Caninos brancos: Um lobo estampado na camiseta provoca magnetismo sexual?

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Quem é o colunista: James Scavone

O que faz: Diretor de Criação da Salve

Pecado gastronômico: bala de goma

Melhor lugar do Brasil: Trópico de Capricórnio



Atualizado em 6 Set 2011.