As cervejarias brasileiras foram o grande destaque no The Great South Beer Cup 2011. Conquistaram 14 medalhas em 22 categorias e o Prêmio da Cervejaria do Ano para a brasileira Bamberg, de Votorantim, em São Paulo.
A Competição
O The Great South Beer Cup está na sua primeira edição e trata-se de um campeonato de degustação e avaliação de cervejas da América Latina. Participaram desta primeira edição, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de maio, mais de 250 marcas de 80 cervejarias da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai.
A Cervejaria do Ano
A cervejaria Bamberg, além de ter levado para casa quatro medalhas, conquistou nada mais, nada menos, que o Prêmio Internacional da Cervejaria do Ano South Beer Cup 2011.
As Outras Ganhadoras
Trouxemos para casa ainda prêmios das cervejarias Eisenbahn de Blumenau, SC, com três medalhas, a Baden Baden de Campos do Jordão, SP, com duas, a Bode Brown Curitiba, PR, também com duas, a Colorado de Ribeirão Preto, SP, com uma, e a Bier Hoff de Curitiba, PR, com uma medalha.
Devido ao sucesso da primeira edição, para o próximo ano, o concurso promete ser maior, com outras cervejarias participantes, de mais países. E como a cultura da cerveja cresce a cada dia no Brasil, já tenho um palpite: vamos dar show de bola novamente! Desta vez de sacolada! Dá-lhe Brasil!
Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:
Cerveja Abadia
Cervejas e chocolates
A identidade brasileira na cerveja
Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.
O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.
Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.
Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.
Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.
Atualizado em 1 Dez 2011.