Guia da Semana

Por Bianca Zaramella


O taekwondo é uma arte marcial coreana que trabalha principalmente com os membros inferiores. Pode-se dizer que até 90% dos golpes são realizados com as pernas, envolvendo toda a mobilidade e coordenação motora do corpo.

Esta arte marcial chegou ao Brasil em 1970 e tornou-se esporte olímpico de demonstração a partir de 1988 com a Olimpíada de Seul (Coréia), seu país de origem. Desde a Olimpíada de Sidney, o Taekwondo é uma modalidade oficial e tem disputa de medalhas. O Brasil participou das duas últimas: em Sidney, a atleta Carmem Carolina perdeu na primeira luta e em Atenas, Natália Falavigna conseguiu o quarto lugar.

Em uma aula de taekwondo são trabalhadas principalmente as áreas do abdome, pernas e glúteos. Os movimentos concentram-se principalmente em chutes. Ao final da aula pode-se realizar um trabalho mais intenso de alongamento ou meditação com exercícios respiratórios.

O Guia da Semana conversou com o grão-mestre, Gilbert Sung Soo Bang sobre o Taekwondo:

Guia da Semana: Quantas meninas tem hoje na sua aula? A freqüência de mulheres é grande?

Gilbert Sung Soo Bang: Em média, as academias de taekwondo têm 40% de mulheres. A procura do público feminino se deve ao tipo de exigência corporal e ao formato da luta.

Guia da Semana: Qual é a maior dificuldade para quem quer dar início aos treinos?

Gilbert Sung Soo Bang: De uma forma geral, não há separação entre os praticantes (iniciantes e avançados). Treinam todos juntos. A dificuldade geralmente é relacionada à inibição e falta de condicionamento físico. A intensidade do contato pode ser controlada de acordo com os exercícios e nível técnico de cada aluna.

Guia da Semana: É muito cansativo? Quais as partes do corpo que este tipo de luta trabalha?

Gilbert Sung Soo Bang: O taekwondo exige o corpo todo, concentrando-se no tronco e membros inferiores pelo predomínio de chutes. Por aula, chega-se a perder 600 a 900 calorias (ou até mais), dependendo da intensidade. Serve como uma opção para controle e manutenção do peso corporal.

Guia da Semana: Serve para defesa pessoal?

Gilbert Sung Soo Bang: Dentro do taekwondo há a parte relacionada à defesa pessoal envolvendo além dos chutes, movimentos de torção e imobilização integrando o hapkido, outra arte marcial coreana derivada do aikijutsu.

Guia da Semana: Quais são as recomendações para quem está interessado em procurar este tipo de luta?

Gilbert Sung Soo Bang: Antes de praticar qualquer tipo de luta é preciso assistir uma aula antes e ver se gosta. Também é necessária a realização de uma avaliação médica antes dar início aos treinos. Apesar de se mostrar violento, o Taekwondo pode ser praticado por qualquer pessoa.

Gilbert Sung Soo Bang
Médico Fisiatra
Grão-Mestre de Taekwondo

Sites

Portal de Taekwondo

Site da Confederação Brasileira de Taekwondo

Atualizado em 10 Abr 2012.