Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana |
Pegando o embalo no lançamento da novela Caminho das Índias, o ritmo oriental do Bollywood promete ser a próxima tendência de dança para o verão. Extraído das telas do cinema indiano, o estilo já conquistou a Inglaterra e os EUA, com sua mistura da devoção milenar hindu em batidas de jazz e hip-hop, dispensando o véu das mulheres, mas sem abusar da sensualidade.
O nome vem da junção entre as palavras Hollywood e Bombay (atualmente Mumbai), sede da maior indústria cinematográfica do mundo. A dança ficou conhecida pela presença constante nos filmes do país, intercalando todo tipo de cenas, desde as amorosas até as perseguições policiais. Além da desenvoltura nos movimentos, o ritmo também pode ser uma boa opção para quem está tentando entrar em forma - a prática frequente trabalha intensamente a musculatura da perna, com a queima de até 600 calorias por aula.
Homenagem às divindades
Atualmente poucos lugares oferecem aulas de Bollywood no Brasil. Um deles é a Natyalaya Escola de Danças Clássicas Indianas, que oferece aulas em São Paulo, Brasília, Curitiba, Bahia e Belo Horizonte. "Aqui trabalhamos com as danças clássicas indianas. O Bollywood é um ritmo mais moderno e simples de aprender. Ele possui um público mais heterogêneo, composto por homens, mulheres e crianças", afirma Iara Romano, professora da unidade paulistana, que participou das gravações na abertura da novela.
Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana |
A expressão facial acompanha os movimentos corporais |
Tanto nas aulas, como nas apresentações, o uso de calçado não é permitido. Embora essa seja a única requisição de vestuário, os alunos acabam adquirindo roupas e costumes hindus, por afinidade à cultura. "A dança indiana é um exercício físico e mental. As pessoas que começam a fazer entram em contato com o hinduísmo e ganham mais paz de espírito", aponta Iara, explicando casos como o da psicóloga hospitalar Alexandra Müller, que pratica a dança desde setembro. "Gosto porque tem um rito devocional. Quando danço, sinto incorporar uma energia cósmica, como se estivesse apresentando para as divindades".
Ritmo de devoção
Apesar de parecerem similares ao primeiro olhar, o Bollywood tem pouco em comum com a dança do ventre, destacando-se pela expressão facial marcante de seus praticantes. "Todos os movimentos da dança indiana tem um motivo. Você não olha para o lado, mexe a mão ou dá um sorriso do nada. Quando dançamos, ouvimos uma música e representamos isso no palco", explica a professora de inglês Sandra Rodrigues, aluna do Natyalaya.
Além do conceito, existem outras diferenças técnicas entre os estilos. Enquanto a dança árabe explora a sensualidade, com trajes e movimentos que expõem o corpo na região do abdômen, a indiana utiliza roupas compostas, com movimentos mais geometrizados e foco no lado devocional.
Primeiros passos
Para os interessados em praticar a versão clássica, de mais de 3 mil anos, conhecida como Bharathanatyam, as mensalidades giram em torno de R$ 130,00. Já quem preferir a versão do cinema indiano, encontra valores por volta de R$ 80,00 (ambos com uma aula semanal). Com quase nenhuma restrição, o Bollywood é de fácil aprendizado e o aluno já começa a pegar o jeito logo nas primeiras aulas. "Seja para idosos ou crianças, as aulas não exigem muito, acompanhando o ritmo de cada um. O objetivo é fazer as pessoas sentirrm-se bem com elas mesmas, fazer bem para o corpo e representar os momentos de alegria, tristeza e amor".
Histórias da Dança Indiana ? No início as exibições de dança indiana eram realizadas em templos sagrados, por isso o calçado era proibido. Na hora das apresentações, as dançarinas pintavam os pés para imitar a vestimenta. ? Na dança indiana, as mãos apresentam uma geometria no ar quando a música começa, representando desenhos e formas, sempre acompanhado pela expressão facial. ? O Bharathanatyam, versão clássica da dança, é mais disciplinada, contando histórias de deuses como Krishna, Shiva e Parvati. ? Já o Bollywood tem a temática voltada para o amor e funde as danças clássicas e folclóricas indianas com a árabe, latina, jazz e hip-hop. |
Serviço:
Natyalaya
Endereço: Rua Antônio Carlos, 690 - Consolação.
Tel.:(11) 3159-5106/ 8334-3388
www.natyalaya.com.br
Atualizado em 1 Dez 2011.