Foto: Sxc.hu |
Se a intenção não é fazer uma mudança radical, mas ficar um tempo afastada e cuidando do lado espiritual, a sugestão é fazer um retiro.
Os retiros espirituais são realizados geralmente em local mais afastado, como uma chácara por exemplo, ou na própria igreja. Eles são promovidos por grupos dentro das instituições, não apenas católicas, como evangélicas e até budistas. Os eventos costumam ter um custo mínimo necessário para a sua realização.
A professora de educação infantil Nicolle Anne de Carvalho Guimarães, que também é irmã biológica da freira Michelle Marie, faz parte de grupos de oração há pelo menos seis anos e participou de mais de 15 retiros, tendo organizado cerca de cinco deles.
Ela explica que existem diferentes tipos, sendo um para cada finalidade. Há formatos para iniciantes na igreja, pessoas que já estão há tempos na instituição, jovens, casais e muitos outros, abordando diferentes temas.
"Em geral, eles funcionam com uma programação que possui pregações da Palavra, momentos de oração, momentos de partilha e, algumas vezes, dinâmicas. Tudo intercalado com os horários de lanches e pausas para descanso, água e banheiro", conta.
Os problemas que os participantes buscam resolver são os mais diversos, desde pequenas brigas de família até problemas com drogas, prostituição, doenças, carências ou sentimentos de inferioridade. Para participar de um retiro, você deve procurar pela programação da igreja mais próxima a você.
Voltar
Atualizado em 6 Set 2011.