Guia da Semana



Personal trainer, personal stylist e personal shopper... na hora de obter o melhor resultado em uma determinada tarefa, cada vez mais as pessoas procuram os serviços de um profissional especializado. Um desses é o personal off-road... sim, um indivíduo cuja função é ensinar a guiar veículos 4 x 4 no meio da mata, em terrenos acidentados, onde a técnica costuma ter suas peculiaridades. Para isto, há pessoas como João Roberto Gaiotto, que em 10 anos já iniciou mais de 5 mil pessoas no ramo.

"Essa ideia veio quando comecei a organizar viagens para praticar off-road", conta ele. "Percebi que os participantes não tinham noção de como guiar um veículo 4x4, então (montar este curso) foi algo meio natural. É bom, porque aí temos a tranquilidade de saber que eles estão cientes de como usar o carro", completa.

Gaiotto conta que leva seus alunos para aprender suas técnicas em 22 cidades, espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Os aprendizes, segundo ele, são profissionais como advogados, médicos ou empresários que compram um veículo off-road e o procuram para saber usá-los por conta própria, sendo que alguns partem até para ralis e provas em terrenos acidentados. "Até mesmo mulheres participam bastante de nosso curso. E não fazem feio. Normalmente essas pessoas têm interesse em começar com o pé direito e por isso buscam nossa orientação", explica.



A técnica para se ensinar a guiar um off-road começa por explicações, em uma carga dividida entre aulas teóricas e práticas sobre os limites do veículo fora da estrada, passando por regras de segurança, condução na lama, na areia, nas rochas, em rampas e aclives, trechos com água e procedimentos padrão em situações de risco. Noções do equipamento a ser utilizado, como veículos (em geral dos tipos SUV 4x4 ou Utilitário 4x4), pneus adequados, o uso do cinto de resgate, ferramentas ou guincho, também são outros tópicos abordados no curso.

"É preciso respeitar os limites do carro. Tem muitos que se envolvem em acidentes por não seguir padrões de segurança. O bacana é quando o cara começa do zero e, no final do dia, está seguro do que faz", acredita Gaiotto, que cita o uso da tração 4x4 e das marchas reduzidas como uma das principais dificuldades enfrentadas por seus alunos, que desembolsam entre R$ 200,00 e R$ 300,00, dependendo da localidade, por uma tarde de teoria e um dia de prática.



Os ganhos com tal curso podem ir muito além do simples divertimento. Para Gaiotto, além de entreter, o conhecimento sobre um veículo 4x4 oferece noções valiosas de segurança e também proporciona uma economia a longo prazo. "O conhecimento pleno dos recursos do veículo representa uma redução significativa dos gastos com manutenção corretiva da frota, além de reduzir o número de acidentes em deslocamentos fora de estrada. Para se obter sucesso nessas ocasiões, o condutor precisa conhecer o potencial que o veículo oferece", afirma o instrutor.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.