Foto: Getty Images |
A tensão pré-menstrual é definida como uma alteração psicofísica que algumas mulheres sentem durante a mudança hormonal, dentro de um ciclo menstrual. Essa alteração gera algumas desordens no organismo, como: cefaléia (dor de cabeça), irritabilidade, ansiedade, impaciência, mastalgia (dor mamaria), depressão, labilidade emocional (representada por euforia e, nestas ocasiões, uma predileção para comer doces e chocolates em grande quantidade).
Durante esse período, a mulher acha justificável qualquer atitude em prol dos seus direitos e desejos mais íntimos, como discutir por uma vaga no estacionamento do supermercado, chamar atenção de qualquer um e por qualquer motivo, ser intransigente... Tudo como se o mundo devesse a ela o equilíbrio perdido. Entretanto, os ciclos são vários e as pessoas estão em momentos diferentes - homens e mulheres. Por isso, estas atitudes são inaceitáveis para os mortais que compartilham a Terra.
Então, minha amiga, o negocio é achar a saída desta encrenca que é a pré-menstruação. Imagino que você deve estar perguntando agora: mas existe uma saída? Eu respondo: Sim! Basta mudar a memória do seu organismo. Se o corpo "esquecer" de ovular, você estará mimetizando a gravidez, ou seja, é como se enganássemos a natureza. Então, ficar sem menstruar por um período de seis meses, um ano ou até três anos só ajudaria neste disfarce.
Já se tentou de tudo: pílula contínua, pílula com vitamina b, intervalo curto entre as cartelas, mas a única ação definitiva para o fim da TPM é a suspensão da menstruação de uma forma eficaz e segura para sua saúde (física e mental). Existem implantes hormonais feitos à base de progesterona que inibem esta gangorra hormonal, além de tratarem e prevenirem doenças como endometriose e miomas. Esses implantes também são 100% eficazes contra gestação e podem ser retirados a qualquer momento.
TPM existe, mas tem controle e cura. Lembre-se de que se ela não for tratada pode destruir - invariavelmente - seus relacionamentos amorosos, familiares e profissionais. Não se descuide. Se você tem algum dos sintomas da TPM procure um ginecologista que trabalhe com implante. Com certeza, juntos, vocês podem acabar com as desordens e com essa instabilidade emocional. Você será muito mais feliz.
Leia as colunas anteriores de Denise Coimbra:
Melhor prevenir do que remediar
Movidas pela vaidade
Quebrando Tabus sobre TRH
Quem é a colunista: Denise Coimbra é médica ginecologista e obstetra.
O que faz: é formada pela Santa Casa de São Paulo. Participa do grupo de Reprodução Humana da UNIFESP e tem uma clínica em São Paulo especializada em Saúde da Mulher e Fertilização.
Pecado gastronômico: petiscos com cerveja, em um bar com amigos.
Melhor lugar do Brasil: Guarujá, onde curto meus fins de semana com meu marido e minha filha.
Como falar com ela:
Atualizado em 6 Set 2011.