Foto: Gabriel Oliveira |
O membro mais nobre da família Johnnie Walker tem rótulo azul e sabor aveludado. O preço da garrafa não sai por menos de R$ 669. Estamos falando do Blue Label, produto top da destilaria, que pode ser degustado em um stand exclusivo, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, até o dia 25 de dezembro.
O local é o primeiro no Brasil reservado aos consumidores da marca. Em um ambiente de decoração temática - azul e dourado, características da garrafa - os visitantes (leia-se clientes em potencial) podem degustar o uísque, em poltronas confortáveis e atendentes para lá de simpáticas. E antes que você pergunte, a resposta é não. Elas não vem com a garrafa.
A degustação
Foto: Gabriel Oliveira |
A bebida é servida em um copo baloom, pelas representantes da Johnnie Walker, que guiam o visitante pelo ritual do Blue Label. O primeiro passo é girar o copo na mesa, observar a coloração e analisar as "lágrimas" (as gotas na parede do copo). Logo em seguida, é servida uma taça com água gelada, para limpar o paladar. Após todos esses passos, chega finalmente a hora de experimentar a dose de uísque, que é servido sem gelo, em temperatura ambiente.
Com a ajuda das moças e de consultores da Diageo (distribuidora da bebida), é possível sentir todas as características do Blue Label, que assim como um perfume, apresenta notas de saída, de coração e after taste. Destaque para esta última propriedade, que permanece suave após o primeiro gole. Devo admitir, que mesmo para mesmo para quem não é um grande conhecedor de uísques (assim como eu), a experiência é algo realmente singular.
Como é feito
Foto: Gabriel Oliveira |
Durante a fabricação do Blue Label são usados, em média, 16 uísques diferentes, embora não exista um número fixo de maltes na sua composição, muito menos uma idade mínima de envelhecimento. O master blender não tem limitação para compor a bebida e usa os maltes mais raros que existem na Escócia. O que realmente importa é a raridade deles. Por essa razão, o rótulo não tem idade declarada, com uma numeração diferenciada para cada garrafa produzida.
"O Blue Label é uma representação de sucesso e conquistas, ideal para celebrações, para o homem brindar o momento em que, realmente, alcançou o ápice", afirma o gerente de marketing da Diageo, companhia que detém a marca Johnnie Walker, Sergio Nogueira Giorgetti.
Ho ho ho
O estande no Cidade Jardim pode ser uma boa para quem quiser aproveitar e comprar um presente de natal (para si mesmo!). O local oferece cinco opções de Blue Label. Todas elas em garrafas numeradas, com atestado de procedência e garantia, acompanhadas de um livreto, que conta mais sobre a história da bebida. Além disso, também estão disponíveis cartões e sacolas diferenciadas e um brasão de cera quente para selar as embalagens. Confira abaixo os produtos à venda.
A família ? Johnnie Walker Blue Label Blended Scotch Whisky - Blend tradicional, marcado pelo equilíbrio da trufa, da fumaça e consistência, típicos dos uísques da costa oeste escocesa. Disponível nas versões de 200 ml e 1litro. Preços: R$ 215,00 e R$ 669,00, respectivamente. ? Johnnie Walker Blue Box - O Blue Label em um estojo especial, produzido em madeira laqueada de azul marinho. Preço: R$ 779,00 ? Johnnie Walker Blue Label King George V Edition - Edição especial que reúne maltes raros, de 1930. Apenas 50 unidades foram disponibilizadas no Brasil até agora. Outras 100 garrafas já foram encomendadas para o natal. Preço: R$ 2.000,00. ? Johnnie Walker Blue Label Baccarat - O precioso blend de Johnnie Walker Blue Label foi preparado em homenagem ao bicentenário de John Walker. Esta versão é engarrafada em uma obra de arte lapidada pela Baccarat, a mais renomada cristaleria do mundo. Preço: R$ 15 mil. |
Serviço:
Local: Stand Johnnie Walker Blue Label no Shopping Cidade Jardim
Período: até 25 de dezembro.
Preços: Entre R$ 215,00 e R$ 15.000,00.
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000
Serviço de Atendimento ao Consumidor Diageo: 0800 704 7200
Atualizado em 6 Set 2011.