Foto: Carolina Tavares |
No candomblé, o orixá é uma força destinada à determinada missão. O Ifá, por exemplo, é o responsável pela adivinhação. Xangô é o pai da justiça e comemorou-se seu dia no último sábado (16). Oxum, representada pelas cachoeiras, é a deusa do amor; Iansã, com a força dos raios, é da guerra e da luta; Obaluaiê é a representação do grande mestre; Ogum é o responsável pela abertura de caminhos; Oxossi, energia das matas, é muito popular no país e traz a fartura e o desenvolvimento e Iemanjá, rainha do mar, tem o poder da maternidade e abraça a todos que necessitam de sua ajuda.
A religião é dividida por nações: Queto, Angola, Nagô e Gegi. O mais difundido no Brasil é Queto, que tem o foco maior no estado da Bahia. Em seguida, vem o Gegi, difundido no estado do Maranhão e, em Pernambuco, predomina Angola.
A umbanda é uma religião essencialmente brasileira que trabalha com o sincretismo, ou seja, uma mistura de muitas outras. Ela é influenciada pelo candomblé, que é um culto africano, possui santos católicos para representar seus orixás e uma filosofia indígena baseada nas forças da natureza.
Alguns orixás da umbanda |
- Oxalá - Jesus: cor branca, representado pelo cristal - Oxum - Nossa Senhora: cores azul e amarelo, representado pela cachoeira - Ogum - São Jorge: cor vermelha, representado pelo fogo - Oxossi - São Sebastião: cor verde, representado pelas matas - Xangô - São Gerônimo: cor marrom, representado pelo ar e pela terra |
A maior diferença entre o candomblé e a umbanda é que, no primeiro, quem responde às dúvidas das pessoas são os chamados orixás, entidades ligadas ao Olorum (grande Deus ou Criador). Já na umbanda, são os guias, entidades desencarnadas conhecidas como baianos, caboclos, pretos-velhos e outros.
A umbanda possui mais adeptos porque o povo brasileiro é muito comunicativo e o culto permite o diálogo entre a entidade (no corpo do médium, chamado de cavalo) e a pessoa que busca conselhos. No candomblé, não há essa interação porque os orixás não se pronunciam, apenas transmitem suas forças.
Voltar
Atualizado em 10 Abr 2012.