Guia da Semana

Cheias de estilo, algumas rústicas, outras modernas, porém sempre pontentes, as picapes passaram a ser a aposta de diversas montadoras. Equipadas com itens de série cada vez mais tecnológicos, como computador de bordo, tecnologia Bluetooth e até sensores de chuva, o modelo é indicado para quem dirige com frequência no trânsito congestionado das grandes capitais, devido à economia, e em especial, ao perfil do motorista desbravador de estradas, trilhas e caminhos mais radicais. Confira alguns dos modelos mais requisitados do mercado e escolha sua mais nova parceira de viagem.



Ideal para quem pretende usar o carro no dia a dia nas cidades ou em viagens a dois, um dos lançamentos do mercado é a Saveiro Cross. O modelo lembra bem o tradicional CrossFox, tanto por dentro quanto por fora. Nesta versão os bancos têm acabamento com desenhos que simulam rastros de pneu. A fabricante traz como diferencial itens de série como sensor de estacionamento traseiro, repetidores de seta nos retrovisores, capota marítima, ganchos de fixação de carga deslizantes e pneus de uso misto).

Equipada com motor EA-111 1.6 VHT, com 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) de potência, e 151 Nm (gasolina) e 153 Nm (álcool) de torque, é um carro que se comporta bem em estradas. Com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 11 segundos, desde que abastecido com álcool, apresenta troca de marchas curtas e precisas, além de suspensão bem ajustada. Por ter cabine estendida, oferece um bom espaço para levar bagagens menores. A caçamba comporta 734 litros, mede 1,33 metros até o assoalho e tem um metro de largura entre a caixa de rodas.



O modelo da Fiat, Strada Adventure, oferece equipamentos exclusivos dentro da categoria. Entre os itens estão computador de bordo, My Car Fiat (onde o motorista pode personalizar diversas funções do carro, deixando-o sob medida para seus gostos e necessidades) viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth, sensores de chuva e crepuscular. A fabricante implantou ainda o sistema Locker - tecnologia que ajuda em situações de rodagemem buracos e estradas - em sua versão Adventure. Junto do recurso chegam também novos amortecedores Powershock, que reduzem o rolamento da carroceria e aumentam a segurança e a estabilidade.

Por possuir cabine dupla, a caçamba é reduzida, comparada à concorrência, com capacidade para 800 litros. Para acesso mais fácil aos bancos traseiros, o modelo possui o dispositivo Easy Entry com memória, que permite voltar o banco à posição predeterminada. O consumo em perímetro urbano é de 11,3 km/l, abastecido com gasolina, e 8 km/l com álcool. No circuto de estrada, a picape faz 15,6 km/l (gasolina) e 10 km/l (álcool). O modelo vem também com detalhes como bússola e inclinômetros longitudinal e transversal.



Para os mais aventureiros, a Montana Sport é uma companheira. Não só pelo motor potente, mas também pela quantidade de carga que suporta. A caçamba com 735 litros de capacidade vem com tampa que pode ser travada por meio de chave, para proteger a carga. Com duas opções de motorização, com modelos 1.4 e 1.8, o carro vem equipado com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, capota marítima, roda de alumínio aro 15, parachoques e spoiler na cor do veículo.

Com motor potente de 112 cv, o carro acompanha alguns itens de série e acaba sendo um diferencial comparado a concorrência. Entre eles estão, air bag duplo, ABS, ar condicionado, direção hidráulica, alarme anti-furto, faróis com máscara negra, regulagem elétrica de altura, controle elétrico dos retrovisores externos, brake light, barra de proteção do teto, farol de neblina e spoiler pintados na cor do veículo.



O modelo não se destaca pelo design, porém, apresenta usabilidade e potência como poucas. A picape Courier XL chgeou ao mercado com novas cores, mantendo uma de suas principais caracteríticas: a economia. O motor RoCam Flex 1.6, com torque de 144 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool, tem potência de 103cv a 109cv e garante bom desempenho comparada ao modelo anterior. Com uma das maiores caçambas da categoria, de 1.030 litros, capacidade de carga, 750 kg na versão básica, o modelo ofecere também tanque de combustível de 68 litros.

O modelo traz protetor de caçamba e ganchos para carga, grade protetora do vidro traseiro, tomada de força 12 volts, espelho retrovisor com controle interno, direção hidráulica, aquecedor, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rack de teto, iluminação da caçamba e janela traseira corrediça. O modelo garante também parachoques, grade do radiador na cor do veículo, rodas de liga leve e para-choque traseiro com protetor de degrau.



Recém lançado pela fabricante francesa, o Peugeot Hoggar se destaca em dois quesitos: dirigibilidade e capacidade de carga. A XR 1.4 vem com itens de série que dão um visual mais arrojado ao modelo. A Peugeot optou por um design aventureiro e ao mesmo tempo conservador. Isso se reflete desde o acabamento com faróis dianteiros com máscara negra, duas barras no contorno da cabine, pneus de uso misto e relógio digital no painel até a caçamba.

A altura e o tamanho do vidro traseiro também ajudam o motorista a ter noção exata das dimensões do carro. Comporta até 742 kg de carga útil ou 1.151 litros, o que torna esta picape um dos maiores volumes da categoria. Outro aspecto positivo é a suspensão. Com: torque máximo de 12,85 mkgf a 3.250 rpm, o propulsor 1.4 8V de 80 cavalos (gasolina) ou 82cv (álcool) a 5.250 rpm garante melhor performance ao modelo.

Atualizado em 6 Set 2011.