Guia da Semana

Foto: Getty Images


Esqueça o velho mito ´recatada com os outros e safada na hora do vamos ver´, pois esta idéia transcendental é facilmente contestada por diversos especialistas. Quem idealiza uma tigresa insaciável pode facilmente se pegar atraído sexualmente por uma gatinha inofensiva. "Não existe generalização quando se trata de sexo. Há mulheres extremamente ousadas na vida social e totalmente inibidas na cama. É relativo e nunca regra", defende a terapeuta sexual Sandra Lima Vasques.

Desejos elevados à décima potência e hormônios em ebulição ensaiam a inevitável excitação sexual masculina, extremamente simples e menos romântica que a das mulheres. Ser a rainha do parceiro na hora H é uma busca constante no universo feminino, mas a perfeição só pode ser viabilizada através do diálogo.

Enquanto elas esperam ser o centro das atenções, eles desejam o título de ´fenômeno do sexo´, ultrapassando todas as expectativas da parceira e acredite, a tarefa deles não é nada fácil. Manter o sensor afiado é uma razão preocupante entre os engravatados, afinal brochar em uma etapa tão importante de qualquer relação é motivo, inclusive, para crise existencial de alguns.

Em primeiro lugar, homem não gosta de dar o show sozinho. Mulheres espectadoras e inexpressivas na hora do sexo podem contar com a máxima ´uma noite e nada mais´. Na cama, eles desejam uma mulher-amante, que se solte a ponto de verbalizar o prazer, não importa se com palavras de carinho ou por meio de expressões mais fortes que rolam em meio a uma transa ardente. Eles precisam se sentir desejados e seguros de sua capacidade de realização sexual por uma questão de auto-estima. Apenas cuidado para não exceder os limites dos estímulos verbais, caso contrário poderá parecer fingimento.

É certo que cada casal tem suas predileções quanto às posições sexuais adotadas, mas é importante haver uma variedade, sempre à procura daquela que proporcione maior prazer. A posição ideal vai depender do tipo de homem e do que ele acha pertinente, bem como do gênero de parceira que aprecia. Há os que preferem tomar as rédeas durante o sexo, já outros privilegiam as mulheres desinibidas e este perfil interfere no tipo de posição preferida.

Foto: Getty Images


Durante o ato sexual, o homem adora poder olhar as expressões de prazer da mulher e ao mesmo tempo acessar seu corpo. As posições imbatíveis são aquelas em que a mulher fica sentada sobre o pênis como se estivesse cavalgando, enquanto ele toca seus seios e vê o movimento de seu corpo.

Outra considerada extremamente estimulante pelo público masculino é a mulher cavalgando de costas para o rosto do parceiro, o que permite o toque em seu bumbum, além do tradicional papai-e-mamãe, que não perdeu seu reinado, afinal os casais ainda praticam esta posição milenar, mas primordial para aderir a algo mais incrementado. Ele possibilita ao homem experimentar cada reação feminina durante os movimentos, fora a penetração profunda.

Agora, sem dúvidas, a campeã é aquela em que a mulher fica de quatro para a inserção peniana. Nela, eles se sentem no domínio e isto pode excitá-los. A maior parte dos homens aprecia o sexo anal, não meramente por razões físicas, até porque a vagina também oferece a pressão necessária para a estimulação do pênis.

O psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, também autor do livro Ciúme - o lado amargo do amor, explica haver um lado anatômico na relação anal, já que o orifício funciona como estímulo para o prazer. O ânus, por não ter a mesma elasticidade da vagina promove uma pressão maior no órgão sexual masculino, daí a sensação de ´apertadinho´, como se costuma dizer, mas é evidente que o mesmo prazer pode ser obtido com a penetração vaginal. "Há, no entanto, um lado subjetivo, pois adentrar a mulher, através de seu ânus pode propiciar não apenas a sensação de que ela se entrega totalmente, como também, uma sensação maior de poder do homem sobre a mulher".

Existe toda uma fantasia que permeia o ato. Elas, em geral, evitam a prática, mas cedem para agradar o companheiro, outras só concedem se sentirem plena confiança. E esta dificuldade em obter que excita os homens. "O homem se sente mais desejado e no comando, conseguindo da mulher aquilo que ela realmente só oferece para um homem muito especial. Ele se sente em uma posição privilegiada e é claro que, nestas condições, sente mais prazer", ressalta a terapeuta sexual Sandra Lima Vasques.

O homem também gosta de olhar a mulher executando o sexo oral, enquanto ela permanece com o bumbum voltado para seu rosto, já que permite a ele acariciá-lo.

Eles abominam...

Foto: Getty Images


Nada de ´não me toques´ e frescuras na hora da cama. Fique claro: homem deprecia profundamente mulheres sem senso, frescas e que expressam tédio naquilo que realizam. Saber receber o prazer é mais significativo do que proporcioná-lo.

A falta de empolgação e gemidos os desestimula. Levantar a bandeira ´nada está acontecendo´ e tratá-los como se estivessem transando com uma boneca inflável, é uma pedida para ser eleita a pior transa da vida deles. "Eles priorizam mulheres que sejam firmes, que os agarre e mostre o quanto ambos estão unidos naquele momento", lembra Eduardo.

Um ponto muito delicado diz respeito às mulheres aventureiras que no ápice do momento mais sublime decidem dar uma de desbravadora da natureza e acariciar com seu dedo o ânus do parceiro. Muitos especialistas denunciam este ato como a maneira mais fácil de brochar o homem, apesar de muitos gostarem e não haver qualquer indicio de anormalidade quanto a isto.

Jamais infantilize a transa com diminutivos ou compare o desempenho do cara com o de outros parceiros sexuais ou faça dele um ouvinte sessão flashback.

Boa parte dos homens ainda prefere o papel de dono da situação na hora da relação sexual. Talvez a igualdade seja o mais saudável, mas para quem tem seus traços sádicos, nada como ser dominador e para os masoquistas assumidos, o sabor da dominação.

Existem mulheres mais ousadas e arrojadas, outras sensuais e delicadas e umas objetivas ou sutis. Por isso, não existe um jeito único de mulher e de homem. É preciso namorar, experimentar, e encontrar o par harmônico para esta troca que pode ser muito prazerosa, se for criativa.

Elogiá-los não só depois, mas também durante a transa os excita e transmite segurança. "Os homens adoram que as mulheres elogiem seu pênis, mas caso elas não curtam o pênis do rapaz, não precisam mentir, apenas evite repetir o encontro sexual. Frases curtas, mas sinceras, e com um toque picante são bem vindas e podem garantir melhores momentos, finaliza Vasques".

Como ejacular
? Movimentos de vai e vem no pênis
? Aumento da pressão com a boca ou com as mãos umedecidas
? Se o homem já tiver penetrado a vagina, movimentos mais vigorosos e rápidos, aumentam a sensação de excitação e aceleram a ejaculação
? Saber os pontos de maior excitação ou situações que deixam o homem mais excitado e fazer acontecer, também pode acelerar o momento da ejaculação

"Ejacular não é ter orgasmo e sim um ato devido ao estímulo do sistema nervoso. Muitos homens ejaculam, sem experimentar uma verdadeira sensação de orgasmo. Ele ocorre apenas quando há uma entrega total e profunda de ambos", esclarece o psiquiatra.



Para falar com Eduardo Ferreira-Santos: no email
ou pelo site

Atualizado em 10 Abr 2012.