Saia lápis com zíper da Damyller. SAC: 0800 484700 e Saia preta com bolinha branca da Maria Filó. SAC: (11) 3552-2870
Já foi vestimenta dos sumérios, do Império Romano, símbolo de nobreza, de tradição e até de ousadia. A saia é considerada uma das primeiras peças de roupas usada pelo homem. Hoje, é item obrigatório no guarda-roupa de mulheres e um dos maiores símbolos de feminilidade. As saias conseguem vestir qualquer estilo e moldar o visual de acordo com as impressões que a mulher quiser passar.
Foi na década de 1950 que célebre estilista Coco Chanel deu uma nova roupagem ao terno masculino e criou o tailleur. A combinação de um blazer com estrutura mais feminina e uma saia passou a compor o visual ideal para as mulheres usarem no ambiente de trabalho.
Essa máxima ainda vale até hoje. Porém, há ambientes corporativos que não exigem a formalidade de um tailleur. Assim, as saias ganharam outras parcerias e deixaram de lado a exclusividade dos blazeres. Camisas clássicas, coletes e blusas mais modernas passaram a complementar o visual das mulheres que optam por usar saias no trabalho.
Sem contar que o estilo de se vestir também pode ser apresentado de acordo com a modelagem das saias que usar. Confira quais são os modelos de saias ideais para serem usados no ambiente corporativo e os cuidados necessários para usar a peça sem errar. Esta reportagem faz parte da série de Looks Corporativos que o Guia da Semana está fazendo para facilitar a sua vida na hora de se vestir para o trabalho.
Foto: Divulgação
Coleção de roupas para trabalhar da Maria Filó. SAC: (11) 3552-2870
Acerte na modelagem
As saias com estrutura reta é a mais indicada para o uso em ambiente corporativo. "Saia reta, sem detalhe muito pesado e evidente é o melhor modelo", afirma a consultora de moda Milla Mathias. Ela completa que o estilo fica bem em qualquer tipo de corpo.
A saia reta também foi a escolhida da especialista em imagem pessoal e corporativa Marcele Goes. Em seguida, a especialista elegeu a saia-lápis - aquela que afunila na parte de baixo -, a evasé - que vai abrindo em direção à barra -, e a tulipa - que costuma ter cintura mais alta e barra mais justa do que a lateral.
No entanto, é o tecido das peças e o comprimento que vão torná-las ideais para o ambiente corporativo. "Os mais indicados são os tecidos com padrões de alfaiataria, como gabardine ou lã fria", indica Marcele. Ela ainda pontua que o comprimento ideal deve ser na região dos joelhos, podendo ser um pouco mais para baixo ou para cima.
Esqueça que existem!
Exclua de suas roupas de trabalho todas as saias com tecidos que marcam demais ou que sejam muito curtas. As estampadas mais chamativas também precisam ser abolidas dessas combinações. De acordo com Marcele, ainda que as coleções atuais venham trazendo muitas estampas florais, apenas as mais miúdas ficam bem para ser usadas no trabalho. "Pode optar por uma saia estampada, mas o desenho precisa ser bem pequeno e discreto", alerta.
A saia balonê é outro fantasma das roupas de trabalho. "Ela puxa muito para o lado da moda e normalmente é mais curta. Se você colocar esse tipo de saia na altura do joelho, vai ficar esquisito, além de engordar, por isso é melhor não usar", discorre Marcele.
Fotos: Divulgação
Saias xadrez e cereja da Checklist, SAC: (11) 3047-6507 e saia longa azul-marinho da Damyller, SAC: 0800 484700
Milla Mathias completa o uso das saias godê, rodada ou feitas com tule estão completamente fora de cogitação no ambiente corporativo, já que a pessoa precisa manter a sobriedade e a seriedade.
Sem formalidade
É comum pensar em saia para trabalhar e vir à mente aquela imagem de uma executiva com um tailleur. Porém, é possível deixar o look com saia menos formal, optando por escolher saias com alguns detalhes - como drapeados ou o uso de ferragens diferenciadas no zíper ou no fecho, por exemplo - e acertar o comprimento da saia um pouco acima do joelho.
"Outra forma é misturar com alguma blusa que não seja muito clássica, mas que ainda seja adequada ao ambiente corporativo. Assim, ao invés de misturar com uma camisa, coloque uma blusa com um laço, por exemplo", indica Marcele.
Segundo Milla Mathias, uma blusa esportiva também pode assumir a função de quebrar a formalidade de uma saia social. No entanto, ela condena a mistura dessa peça com camisetas completamente informais, da mesma maneira como condena a mistura de saia com qualquer tipo de tênis para trabalhar.
Fotos: Divulgação
Saias da grife Mandi & Co. SAC: (11) 5181-4457
Tendências
A grande vedete da estação outono-inverno são as saias longas. A peça se deslocou completamente do estilo hippie e passou a marcar presença nos desfiles de marcas consagradas, como Louis Vuitton, Hermès, Chanel e Alberta Ferretti. A versatilidade da peça é enorme, podendo ser usada em uma festa, fazendo um estilo esportivo e despojado ou até no trabalho, se o ambiente permitir.
"Camisas com botas ou scarpins são ótimas combinações com saias longas para os looks de trabalho mais descontraído", aconselha Milla. Já Marcele acha complicado criar um visual com saia longa que fique coerente com o ambiente corporativo. O alerta fica apenas para as mulheres mais baixas, que acabam ficando visualmente menores com as saias longas.
A saia de cintura alta continua com tudo nessa estação, mas com menos exclusividade do que nas coleções passadas. As propostas que utilizam cintos finos ficam ainda mais bonitas. Mas é preciso ter cuidado com o uso da peça, pois as pessoas com o tronco muito curto ou que possuem muito seio não ficam bem com as saias de cintura alta.
Para não errar em fazer a combinação, a consultora de imagem Marcele deu as dicas do look certo. "Uma saia reta - quase no joelho -, com uma blusa que com estrutura de camisa, mas com detalhes diferenciados - como alguma amarração ou um babado pequeno - por dentro da saia, um cinto fino, um scarpin de salto médio e uma meia calça fio 7 para arrematar o look", sugere.
Atualizado em 10 Abr 2012.