Chega o final do ano, aquela loucura de fechamentos, compra de presentes e vontade de rever amigos e familiares. Todos com o espírito de confraternização e planejando ter um próximo ano diferente. Sempre para melhor! E nisso entram planos relacionados a bem-estar e entretenimento: afinal, ninguém é de ferro, e queremos aproveitar a vida com o que ela tem de melhor para oferecer.
Na minha lista de objetivos para 2011, sempre entra alguma viagem cervejeira, para algum destino que eu não conheço ainda, ou até mesmo para curtir um pouco mais aqueles já visitados.
Queria deixar aqui algumas sugestões para começar o ano com força total, motivado para provar boas cervejas, conhecer os melhores lugares e ter momentos memoráveis ao redor do mundo:
- Bélgica: cervejarias trapistas; bares como Delirium Café e La Mort Subite. E a cervejaria Cantillon.
- Alemanha: região da Baviera. Cervejarias como Hofbrauhaus, Augustiner e Weihenstephaner. Cidades como Munique e Bamberg, e a famosa festa da Oktoberfest em Munique.
- Itália: Região do Piemonte (acreditem, além dos famosos vinhos Barolos e Barbarscos, você irá encontrar excelentes cervejarias artesanais)
- Estados Unidos: mais de 1500 micro cervejarias espalhadas pelo país do Tio Sam. Em especial, visita à cervejaria Brooklyn, de Nova York.
- Irlanda: a meca de todo cervejeiro. Cervejaria Guinness em Dublin.
- Brasil: Rota da cerveja na região do vale do Itajaí em Santa Catarina. Cervejarias e bares especializados de Curitiba e de Belo Horizonte. Frangó em São Paulo - visita obrigatória!
- República Tcheca: visita à cervejaria Pilsener Urquell e bares centenários espalhados por todo o país.
Esses roteiros normalmente são montados pelos próprios viajantes. Poucas agências oferecem pacotes exclusivos para viagens cervejeiras, mas, como o mercado de cervejas especiais está em alta, a tendência é aumentar a oferta. Escolha a sua preferida. Só não esqueça de enviar as fotos depois!
Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:
Cervejas para a ceia
Beer sommelier
As cervejas italianas
Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.
O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.
Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.
Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.
Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.
Atualizado em 6 Set 2011.