Foto: sxc.hu |
O Sommelier Rodolfo Tavares, um dos mais conceituados do país ensina para você qual o melhor tipo de vinho para acompanhar suas refeições.
Desmistificado um pouco o vinho com relação às harmonizações a base é para os Espumantes sempre de entrada ou acompanhando para aperitivos, saladas de folhas e legumes cozidos ou cuvert, pães acompanhados de patês de aves ou queijos finos.
Sem duvida o Rose tem lugar garantido no mundo dos vinhos. A qualidade desses vinhos subiu muito, e a seriedade na sua elaboração, hoje muito profissional, na integra o Rose de ser de uvas 100% tintas ou tintas e brancas misturadas antes de seu esmagamento posterior fermentação, jamais o enológo deve misturar vinho tinto e branco prontos.
Vinhos brancos leves com alimentos como Sauvignon Blanc com frango grelhado e legumes cozidos, peixes brancos, brancos encorpados e madeirados como Chardonnay com carnes brancas e acompalhamentos mais fortes ou condimentados como peru assado, salmão assado, frutos do mar com molhos de queijo, fondue.
Para os vinhos tintos, segue a mesma linha de compatibilizaçao tintos secos, tintos encorpados e madeirados como Cabernet Sauvignon ou Malbec com carnes vermelhas marcantes como churrasco, filet mignon com molho funghi ou massa com molhos de carne e queijo.
Na linha de sobremesa, os vinhos do Porto e Madeira se encaixam muito bem com sobremesas a base de chocolate, como petit gateau,frutas secas, torta de nozes e para as sobremesas com muita manteiga frutas ou massa folheada, um Late Haverst ou Colheita tardia acompanha muito bem estrudel, ou bananas flambadas.
Voltar
Atualizado em 10 Abr 2012.