Guia da Semana

Foto: Assessoria Tudo em Pauta
Carmen Janssen explica que "o Yoga vai muito além da prática de exercícios físicos para a saúde do corpo. É um caminho profundo de transformação pessoal, que envolve uma imensa gama de ensinamentos com prática de textos sagrados, que visam o equilíbrio e a liberdade interior".

A professora de Yoga Márcia de Luca explica que a atividade equilibra o sistema endócrino e aumenta a energia do corpo, aprimorando automaticamente o desempenho sexual, além de gerar bem-estar e vitalidade.

O exercício também fortalece a musculatura, aumenta o alongamento e a flexibilidade, massageia órgãos e glândulas, coopera para concentração e evita problemas do coração.

Os princípios da Yoga são: cinco yamas e cinco niyamas. Os yamas são: Ahimsa (não violência), satya (verdade), asteya (integridade), brahmacharya (não dissipação da energia sexual) e aparigraha (desapego). Os niyamas incluem saucha (limpeza), santosha (estado de contentamento), swadhyaya (auto-estudo), tapas (auto-esforço), ishwara pranidhana (entrega ao universo).

Existem dois exercícios que ajudam a desenvolver e fortalecer a musculatura pélvica. O mula bandha consiste na contração dos esfíncteres do ânus e da uretra, já o ashwini mudra faz contrações ritmadas dos mesmos esfíncteres.

De acordo com a especialista Lúcia Sandri, a yoga pode ser praticada desde o momento da gestação, com o bebê ainda na barriga da mamães ( yoga pré-natal). As crianças de 2 a 8 anos podem ser encaminhadas a classes de yoga recreativa. A partir de 9 anos a criança pode participar de qualquer classe."Minha aluna mais velha tem 94 anos. Não existe idade e nem requisito especial para praticar yoga", completa. Apenas pessoas com problemas de coluna como hérnia de disco, problemas de joelho, articulações ou doenças mentais não são indicadas para a realização da atividade.

Voltar

Atualizado em 6 Set 2011.