Medalha nas Olimpíadas é a consagração máxima dos atletas da maioria dos esportes. É mais comum se lembrar dos atletas que tiveram brilho em Jogos Olímpicos.
Mas também existe o outro lado. Referências e ídolos em seus esportes, alguns atletas nunca conseguiram conquistar uma medalha olímpica.
O Guia da Semana lembrou 5 atletas que são marcantes para nós, brasileiros, e que nunca subiram ao pódio de uma Olimpíada. Confira:
Oscar Schimidt – Basquete
Melhor jogador da história do basquete brasileiro e considerado um dos melhores do mundo na sua época, mesmo sem atuar na NBA, Oscar nunca conseguiu levar o Brasil e seus companheiros ao pódio olímpico. Ele disputou 5 olimpíadas e o melhor resultado do atleta foi um 5º lugar, conquistado em três oportunidades.
Gustavo Kuerten – Tênis
Maior tenista da história do Brasil, o tricampeão de Roland Garros, era número 1 do mundo nos jogos de Sidney, em 2000, mas não conseguiu medalha para o país. Ele foi eliminado nas quartas-de-final por um dos seus rivais na época, o russo Yevgeny Kafelnikov, que acabou ficando com o ouro.
Hugo Hoyama – Tênis de Mesa
O mesa tenista mais famoso e vitorioso do Brasil nunca conseguiu chegar nem perto de ganhar uma Olimpíada. Por outro lado, ele tem impressionantes 10 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, separados em simples, duplas e por equipes.
Daiane dos Santos – Ginástica
A carismática atleta gaúcha foi a primeira brasileira, entre homens e mulheres, a vencer uma medalha de ouro na ginástica em mundiais. Porém, a ginasta também não chegou perto de vencer uma medalha olímpica, nas edições de 2004 e 2008.
Kaká - Futebol
Apesar do Brasil nunca ter levado o tão sonhado ouro no futebol, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar conquistaram medalha olímpica. Kaká poderia ser chamado para defender a Seleção em 2008, mas uma lesão no joelho impediu a convocação do jogador, que acabou ficando sem medalha olímpica em sua carreira.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 24 Jul 2015.