Um dos principais países do continente africano, a África do Sul tem três capitais administrativas: Pretória (Executiva), Cidade do Cabo (Legislativa) e Bloemfontein (Judiciária). Apesar disso, a cidade com maior poder econômico e maior população do país é Johannesburgo, local da final da Copa do Mundo 2010.
Johannesburgo, Cidade do Cabo e Pretória, além de Port Elizabeth, são os principais pontos turísticos do país.
Em Johannesburgo, o turista pode conhecer o Museu do Apartheid, o Museu de Nelson Mandela, além da antiga casa do líder sul-africano. Na Cidade do Cabo, a rota dos vinhos, chamada de Winelands Valley, é o destino imperdível da região. Já em Pretória, pode se fazer a principal atividade turística da África do Sul: o safári, aquele tipo de passeio que você entra em um carro e vai passando bem próximo de muitos animais selvagens. Quem prefere aproveitar o litoral, a cidade de Port Elizabeth é a principal opção, com 40 quilômetros de belas praias, onde se pratica muitos esportes aquáticos, como a vela. O parque Nacional Kruger, na província de Mpumalanga, também é um ponto bastante cobiçado pelos turistas, pois é possível encontrar alguns dos animais selvagens mais belos do país.
Gastronomia
Na culinária, a África do Sul tem como base as carnes vermelhas e as comidas exóticas, com grande influência da cultura indígena e das diversas tribos e etnias do país. A nação anfitriã da Copa de 2010 também é hoje um dos grandes produtores de vinho do mundo.
Perfil da seleção "Bafana-Bafana"
País-sede da Copa do Mundo 2010, a África do Sul espera surpreender na disputa deste ano. A seleção, que é chamada de 'bafana-bafana', só disputou duas Copas do Mundo em 1998, na França, e em 2002, na Coreia/Japão. Os sul-africanos nunca passaram da primeira fase do torneio e só conseguiram vencer um jogo uma única vez, em 2002, quando bateram a Eslovênia por 1 a 0.
A África do Sul é comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, nos EUA. Em sua segunda passagem pelos 'bafana', o treinador não é unanimidade entre os africanos, que não confiam tanto na capacidade dele. O país não deve ter vida fácil no mundial, pois está no grupo A, que, além do México, tem França e Uruguai, ambos campeões mundiais. O jogador de destaque na equipe é o meia-atacante Steven Pienaar. Na torcida sul-africana um objeto promete revolucionar e entrar para a história das Copas do Mundo: as cornetas chamadas de vuvuzelas. O instrumento, de cerca de um metro de comprimento, faz um barulho ensurdecedor e já causou controvérsias durante a Copa das Confederações de 2009.
Atualizado em 6 Set 2011.