Guia da Semana


Destino de muitos brasileiros em férias e feriados, a Argentina é o segundo maior país da América do Sul. Com um solo fértil, sua economia gira em torno do cultivo de grãos e da pecuária, já que a carne e a lã produzida no país estão entre as melhores do mundo. Outro produto exportado por eles para o mundo todo é o vinho, já que é o quinto maior produtor mundial.

Além de Buenos Aires, as principais cidades da Argentina são Rosário e Córdoba. Na capital, a Casa Rosada, sede política do país, e o Rio La Plata, que é uma espécie de fronteira natural da cidade, são os cartões-postais mais visitados.

Com vários museus e galerias de arte, a Argentina é um dos importantes pólos culturais da América Latina, mas é na dança que está o traço mais forte da cultura dos 'hermanos'. Dança típica da capital, o tango é o símbolo da cultura argentina e é bastante presente na vida dos habitantes, pois é quase que impossível chegar a Buenos Aires e não ver casais dançando o ritmo, em bares, praças e restaurantes.

O futebol também é uma grande paixão do povo argentino, que tem no Boca Juniors e no River Plate seus maiores e mais populares times.

Gastronomia

N
a gastronomia, a Argentina se destaca pelo consumo de carne bovina. O tradicional churrasco pode ser encontrado em qualquer restaurante e as costelas, a picanha, o filé mignon e vários outros cortes da carne são facilmente encontrados nas mesas da população. A massa também se faz presente na culinária deste país, que tem bastante influência da cozinha europeia por sua colonização.

Para a sobremesa o alfajor, um tipo de pão de mel recheado com doce de leite, é o doce mais tradicional e popular do país. Os doces são exportados para o mundo todo, assim como o vinho, que junto com o mate, bebida como o chimarrão tomado pelo povo gaúcho, são as bebidas mais populares e consumidas entre os moradores.

Veja restaurantes típicos:

São Paulo
Rio de Janeiro
Mais cidades

A seleção de Maradona


A classificação para a 15° participação em Copas do Mundo, a décima consecutiva, não foi fácil de ser conquistada pela seleção da Argentina. Nosso 'hermanos' penaram durante as eliminatórias e só conseguiram o passaporte para a África do Sul após muita angústia da torcida e duas vitórias apertadíssimas nas duas últimas rodadas do classificatório sul-americano, contra Peru e Uruguai. Os argentinos não ganham um mundial há 24 anos e o último título importante conquistado por sua seleção foi na Copa América de 1993.

Campeões do Mundo em 1978 e 1986, a seleção da Argentina vai para a África do Sul sob o comando de seu maior ídolo: Diego Armando Maradona. Bastante questionado e até ameaçado no fim de 2009, Diego tentará repetir o feito que obteve como jogador, na Copa do Mundo de 1986. Será também a quinta participação de Diego Maradona em Mundiais, já que ele atuou nas Copas de 82, 86, 90 e 94 como jogador. Além das duas finais que venceu, em 78 contra a Holanda e contra a Alemanha em 86, a Argentina jogou outras duas finais de mundiais. Perdeu na primeira Copa do Mundo realizada em 1930 para o Uruguai e para a Alemanha, em 1990.

A seleção alviceleste, como é chamada, tem um time bastante equilibrado, com jogadores jovens, como Sérgio 'Kuhn' Agüero, e craques já experientes, como Juan Sebastián Verón. O destaque do time de Maradona é o atacante Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo de 2009, mas que ainda, apesar do título olímpico conquistado para o seu país em 2008, não joga na seleção o mesmo futebol apresentado no Barcelona-ESP, clube pelo qual atua desde as categorias de base.
Na Copa do Mundo 2010, a Argentina está no grupo B e enfrenta a Coreia do Sul, a Nigéria e a Grécia.

Atualizado em 6 Set 2011.