Guia da Semana



Nunca em sua história, a Fúria" conseguiu reunir em um mesmo grupo tantos talentos. Em outras épocas, também havia grandes jogadores, mas sempre faltava aquele algo mais. Muitas vezes, a empáfia de ser o maior campeão europeu fazia com que o "salto alto" derrubasse quaisquer pretensões espanholas de título.

Nesta Copa, logo de cara perceberam que o "salto alto" não os levaria longe. A inesperada derrota para a Suíça logo na estreia freou a empáfia deste time.

Esta geração espanhola reuniu jogadores de excelente nível em todas as posições. Craques como Iniesta e Xavi comandaram uma equipe fortíssima, que não se abateu em momentos difíceis. A consistência do espetacular Casillas, o excelente futebol apresentado pelos jovens Pique, Busquets e Navas, o faro de decisão de Villa, a raça de Xabi Alonso. Tudo isso só poderia conduzir a este resultado final.

O time jogou um futebol bonito de se ver. Toques rápidos, passes de pé em pé, jogadas de efeito, raça e determinação. Tudo que o torcedor espanhol queria ver em campo, esta seleção trouxe.

A Holanda, cerebral, forte e jogando duramente, resistiu. Bateu, tentou criar, tentou jogar, teve suas chances.

Mas ante à determinação espanhola, tudo foi inútil. Iniesta, o craque, um dos maiores meias do futebol atual, foi o homem a ter seu nome marcado para sempre na história de seu país.

A partir de agora, esta escola de futebol, que é estruturada, planejada e que forma cada vez mais jogadores habilidosos, estará sempre entre as favoritas. Pensem só quantos meninos por todo o território espanhol se espelharão nos heróis da África do Sul para construírem suas carreiras!

Um título merecido, para a seleção que foi mais consciente, que jogou o melhor futebol, que foi mais equilibrada em campo e que construiu sua carreira vitoriosa graças à vontade de seus grandes jogadores.

A Espanha finalmente conquistou a glória máxima do futebol.

Caio Calazans(@cabrito13) trabalha na área de softwares, estuda jornalismo e étorcedor apaixonado, que frequenta estádio desde criança, admirador dofutebol arte, do futebol força, da pelada com os amigos e até do jogo debotão

Atualizado em 6 Set 2011.