Guia da Semana

AFP

Vista aérea da cratera; ao fundo prédios e hotéis próximos ao ponto turístico

Um imenso buraco escavado por mineradores em busca de diamantes: esse é o Big Hole, na cidade de Kimberley, na África do Sul. Trata-se de uma grande mina, de onde, desde 1871, foram tirados 2,7 mil quilos da pedra preciosa e 22,5 milhões de toneladas de terra, formando uma enorme cratera de 214 metros de profundidade com 17 hectares de extensão. O local é hoje em dia um dos principais cartões-postais sul-africanos e luta para ser reconhecido como um dos Patrimônios da Humanidade.

Com o tempo e as chuvas, a água foi se acumulando por ali formando uma grande piscina na cratera, a cerca de 40 metros da superfície. Hoje em dia, o local tem estrutura para receber turistas aventureiros do mundo todo. Considerado um destino turístico de classe mundial, o Big Hole fornece a seus visitantes uma visão sobre a mineração, os diamantes e a importância da extração da pedra para o desenvolvimento da África do Sul.

Para chegar ao Big Hole, o turista deve seguir pela bela e reformada estrada nacional N 12 e seguir a rota que passa pela província de Nothern Cape. A cidade de Kimberley fica a 150 quilômetros de Bloemfontein, uma das sedes desse mundial. Além da beleza desse cartão-postal, o visitante poderá encontrar lojas de jóias, hotéis, bares, restaurantes e museus que contam a história do desenvolvimento local. Uma linha do tempo traz um paralelo entre os acontecimentos históricos da indústria dos diamantes e do mundo. Por lá se encontra também a maior exposição dessa pedra preciosa, em todo o planeta. O Centro de Visitantes conta toda a história da mineração, com informações e fotografias sobre os pioneiros nessa atividade. A exposição também traz imagens das ferramentas, como pás e picaretas, utilizadas por eles na escavação do grande buraco.

Um mirante na parte superior da cratera dá a sensação e a oportunidade de se ver o Big Hole de cima. Há também uma plataforma, onde os visitantes poderão sentir a sensação dos mineradores, caminhando em um nível a alguns metros abaixo ao da superfície. O passeio também possibilita que as pessoas assistam ao filme Diamonds & Destiny, uma obra que conta a história da descoberta e do início da mineração em Kimberley.

Como importante e famoso cartão-postal do país-sede da Copa do Mundo 2010, o Big Hole tem estrutura para receber as pessoas que vão à África do Sul. Restaurantes, bares, museus e hotéis próximos à grande cratera podem ser encontrados no site oficial do ponto turístico ou em agências de viagens que levam à África do Sul.

Atualizado em 12 Fev 2014.