Guia da Semana


Localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o Chile é considerado um dos países mais estáveis da América Latina.Possui um dos melhores níveis de desenvolvimento humano, de qualidade de vida e de educação do continente. A economia gira, basicamente, em torno da exportação de minérios, principalmente o cobre.

Santiago, a capital econômica e política do país, e Concepción são as maiores e mais populosas cidades. Em Santiago, os pontos turísticos são o Palácio de La Moneda, a sede do governo chileno, a Plaza de Armas, localizada no centro histórico da capital, além de vários museus de arte. A cidade de Viña del Mar, na província de Valparaíso, famosa por suas praias e por seus belos resorts, também é um destino bastante procurado por turistas do mundo todo. A estação de esqui do Valle Nevado, uma das melhores e mais famosas do globo, é outro cartão-postal do Chile.

Para o turista aventureiro, os desertos do Atacama, um dos mais secos do mundo, e da Patagônia trazem um dos climas mais frios do continente.

Culturalmente o nome de maior destaque entre os chilenos é do escritor Pablo Neruda, que tem até um museu com seu nome, em Valparaíso.

Gastronomia
Banhado em toda sua extensão pelo oceano, o Chile baseia sua gastronomia nos peixes e nos frutos do mar. O milho, com que se faz pudim, bolos, pastéis e até as famosas empanadas chilenas, também é bastante consumido. Outro alimento que tradicionalmente faz parte do cardápio do Chile é a carne, seja de boi, de frango ou de porco.

Nas bebidas, o Chile também tem sua tradição. Os vinhos, famosos no mundo todo, e o pisco, uma cachaça feita de uva, são as mais conhecidas e consumidas.

Seleção do Chile chega ao mundial após boa campanha nas eliminatórias


Segunda colocada nas eliminatórias sul-americanas, o Chile se classificou com folgas para o mundial 2010. Apenas atrás do Brasil, a seleção chilena carimbou seu passaporte para a África do Sul com uma rodada de antecedência. Em sua oitava participação, o país volta a uma Copa do Mundo após duas edições. A última participação em um mundial foi em 1998, na França, quando foi eliminado pelo Brasil nas oitavas-de-final do torneio. A melhor colocação chilena em toda a história dos mundiais aconteceu em 1962, quando sediou o torneio e terminou na terceira posição.

Comandados pelo argentino Marcelo Bielsa, o Chile foi, ao lado do Paraguai, a seleção que mais venceu no classificatório, com 10 vitórias. Além disso, o time teve o segundo melhor ataque do torneio, com 32 gols, um a menos que o Brasil. O atacante Humberto Suazo foi o artilheiro das eliminatórias sul-americanas com 10 gols. Atualmente, o jogador atua na equipe do Zaragoza, da Espanha.

Por falar em ataque, esse era o ponto mais forte da seleção chilena na última Copa disputada, em 1998. Marcelo Salas e Iván 'Bambam' Zamorano formavam uma dupla experiente, perigosa e bastante respeitada.

O goleiro e capitão Cláudio Bravo, os atacantes Aléxis Sanchez e Suazo, além dos meias Matias Fernandéz e Jorge Valdívia, formam a base da atual seleção do Chile.
Outro trunfo dos chilenos está sentado no banco de reservas: Marcelo 'El Loco' Bielsa. O treinador argentino comandou a seleção de seu país na Copa do Mundo 2002, quando a Argentina chegou à Ásia como favorita e foi eliminada ainda na primeira fase. Pelo apelido, já fica claro que Bielsa tem um jeito peculiar de pensar o futebol, mas é muito querido no Chile pela torcida, pelos jogadores e até pela imprensa. O técnico tem fama de ser um apaixonado por táticas e pelo futebol ofensivo. Desta forma, a seleção chilena pretende surpreender a todos e alcançar um bom resultado na África do Sul.

Na Copa do Mundo 2010, o Chile está no grupo H e enfrenta Honduras, Suíça e a Espanha, atual campeã europeia.

Atualizado em 10 Abr 2012.