Por sua história e belezas naturais, há quem diga que é uma espécie de Rio de Janeiro oriental. Fica a 1,4 mil quilômetros da principal cidade do país, Johannesburgo, e já teve colonizadores holandeses e ingleses.
A maioria dos habitantes, cerca de 40%, fala afrikâner (uma derivação do holandês), seguida de isiXhosa (uma língua africana) e inglês. Oficialmente, o país tem 11 línguas.
Quem pretende aproveitar a Copa para conhecer a Cidade do Cabo, pode planejar uma viagem três dias para visitar alguns dos principais pontos turísticos da capital legislativa da África do Sul (Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein, a judicial).
Dia 1: Vá ao Cabo
Cape Point
Dias chamou o local de Cabo das Tormentas, mas o nome que entrou para a história foi Cabo da Boa Esperança. E ele continua lá, imperdível para quem vai à África do Sul. Reserve o dia para um piquenique para apreciar o melhor do local e lembre-se de colocar um bom vinho sul-africano na cesta.
De Cape Point, é possível ver o farol mais importante do país, que já guiou diversos navios, em um dos pontos mais perigosos de navegação do planeta. Muitos animais silvestres também podem ser observados, incluindo babuínos, mas não os alimente e mantenha distância porque eles podem ser agressivos.
Durante muito tempo, o local foi conhecido como ponto em que o Oceano Atlântico se encontrava com o Índico, porém já se sabe que o Cabo das Agulhas tem a localização hídrica exata do encontro.
Dia 2: Visite a Table Mountain e Kirstenbosch Gardens
Table Mountain
Nos moldes do Pão de Açúcar carioca, a montanha é um dos cartões-postais e tem até um bondinho que leva os turistas em menos de dez minutos para uma altura de 1085 metros. Lá de cima, é possível observar a vista da Cidade do Cabo e a ilha de Robben Island.
O chão do bondinho sul-africano gira em 360 graus - o que possibilita uma visão ampla da paisagem. O local também é partida de uma série de trilhas de aventura.
O tempo instável na montanha pode atrapalhar o passeio, mas o bondinho tem um @TableMountainCa, que avisa se há condições de subir ou não a Table Mountain.
Kirstenbosch Gardens
Talvez um dos jardins botânicos mais famosos do mundo e patrimônio da humanidade, declarado pela Unesco em 2004. Ele foi criado em 1913 para proteger a flora e fauna da região do Cabo. Durante o verão, de dezembro a março, o jardim recebe concertos de música aos domingos, das 16h30 às 18h30.
O jardim também serve como ponto de partida para os aventureiros que desejam escalar a Table Mountain.
Dia 3: Navegue até Robben Island
Robben Island
O prisioneiro mais famoso da ilha é ninguém menos que Nelson Mandela, quem passou ali 18 dos 27 anos que esteve preso. Hoje é uma espécie de"ilha-museu", situada a nove quilômetros da costa da Cidade do Cabo.
Também declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, o local tem uma história conturbada. Entre os séculos 17 e 20, serviu como prisão, hospital e base militar, até ser transformado em museu.
Para chegar lá
A única empresa que voa sem escalas do Brasil para a África do Sul é South African Airways (SAA). Não há voos diretos para a Cidade do Cabo, apenas para Johannesburgo. A SAA tem voos diários e promete aumentar o número de partidas, a partir de 2 de junho, por causa da Copa do Mundo.
Uma passagem área de São Paulo a Johannesburgo da SAA custa a partir de US$ 1.500, mas até junho o preço pode dobrar. A viagem do Brasil para África do Sul tem duração de 8h30. O trajeto de avião da capital africana até a Cidade do Cabo dura cerca de 2h10 e de ônibus ou trem pode chegar a até 16 horas.
Outras empresas áreas, como a portuguesa TAP e a espanhola Iberia também oferecem voos para África do Sul, porém fazem escala na Europa e costumam ser bem mais caros, mas podem ser uma alternativa.
Noite & Gastronomia
A Cidade do Cabo tem uma vida noturna e gastronômica bastante agitada. A localização ajuda a fama, já que a região é uma das maiores produtoras de vinhos do país. É possível encontrar tipos variados de cozinha, mas a especialidade local são os frutos do mar.
As diferentes atrações noturnas oferecidas estão divididas pelas cidade. Boa parte dos restaurantes fica nos bairros centrais de Long Street e Kloof Street. O subúrbio boêmio da cidade é Observatory, carinhosamente chamado de "Obs".
Confira mais informações e serviços sobre as atrações turísticas da Cidade do Cabo.
Atualizado em 1 Dez 2011.