Depois de comemorar o Dia de São João, em 24 de junho, os brasileiros vão se reunir para torcer pela seleção no jogo contra Portugal. A ocasião é perfeita para armar uma recepção junina para os amigos, com um brunch ou almoço mesmo - já que o jogo vai rolar às 11h do dia 25. E com a garantia da classificação do Brasil para a segunda fase, ocasiões para se reunir e comemorar não vão faltar.
A festa junina nasceu de costumes pagãos europeus. Junho marca o início do verão no hemisfério norte e os povos antigos de lá sempre acendiam uma fogueira no dia do solstício - 24 de junho. Após a conversão da Europa ao catolicismo, a Igreja incorporou o costume e a data ganhou um caráter religioso.
A festa chegou ao Brasil e, além da fogueira, as comemorações do mês de junho ganharam também o colorido em bandeirinhas e roupas e o gingado da sanfona.
Aqui no Copa Interativa já falamos sobre o cuidado com fogos, produtos de decoração e agora trazemos dicas para preparar uma recepção junina para assistir aos jogos com os amigos.
A chef e escritora Heloísa Bacellar sugere o preparo de cural, creme de milho bem macio e cremoso, amendoim e bolinho de mandioca para uma recepção junina em casa. Para o bolinho de mandioca, ela dá até a receita (veja no final do texto).
"Os bolinho e o amendoim podem ser servidos de entrada, junto com a cerveja, por exemplo", diz. Heloísa está à frente da charmosa loja e restaurante Lá da Venda na Vila Madalena e conta que sempre gostou de festa junina. "Fiquei muito feliz quando minha mais nova nasceu em junho, também porque poderia comemorar duas vezes", lembra.
O capítulo Arraial Chique de seu livro Entre Panelas e Tigelas, A Aventura Continua foi reservado para dicas sobre segredinhos gastronômicos especiais para esta época do ano. Para eventuais dúvidas entre quentão e vinho quente, Helô fica com o primeiro. "Não existe festa junina sem quentão. O perfume dele dá o clima das comemorações", explica.
Para ambientar a recepção, música não pode faltar. "As canções clássicas, que ouvimos desde de criança, têm que estar na programação", lembra ela. O som da sanfona é fundamental fazer festa tipicamente caipira."Dominguinhos é uma boa pedida", sugere a escritora.
Prepare, então, a sanfona (seja uma de verdade ou no mp3 player), as bandeirinhas e o quentão para receber os amigos na sala de casa e torcer muito pelo Brasil.
Confira a receita de Bolinho de Mandioca da Helô:
Para 50 unidades, o tempo de preparo é 1h30, mais meia hora para a massa gelar.
Ingredientes
500g de mandioca sem casca, cozida, ainda quente
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de trigo
1 cebola pequena em cubinhos
¼ de xícara de salsinha picadinha
1 litro de óleo para fritar
sal e pimenta-do-reino
Passe a mandioca ainda quente pelo espremedor, ou apenas amasse com um garfo (descarte as fibras duras). Numa tigela grande, coloque o mandioca, junte a manteiga, 1 ovo, o queijo, a farinha, a cebola, a salsinha, sal e pimenta e leve à geladeira por uns 30 minutos para firmar. Unte as mãos com um pouquinho de óleo, pegue porções de massa com uma colher de sopa e molde os bolinhos redondos ou compridos como um croquete (se quiser, prepare até aqui na véspera e guarde na geladeira, ou congele por até 1 mês). Pouco antes de servir, frite os bolinhos no óleo quente até que estejam dourados e com uma casquinha crocante, escorra sobre papel absorvente.
Atualizado em 6 Set 2011.