Guia da Semana

Foto: AFP

Vista aérea do 'Golden Mile', a bela faixa do litoral de Durban

Durban
quer confirmar fama de "Maravilha Africana"

Maior concentração de indianos fora do país, a cidade de Durban é considerada também a cidade mais espetacular da África do Sul. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, é a terceira mais populosa do sul da África e é um dos pontos turísticos mais visitados do continente. Localizada na província de KwaZulu-Natal, tem bastante influência da cultura zulu. Quase um terço da população é de indianos e a metade é da etnia zulu, que também é a língua mais falada no local.

Ela se tornou um dos principais destinos dos turistas por conta do seu clima, o mais ameno da África. Enquanto nas outras cidades a temperatura pode chegar até 0ºC, em Durban os termômetros dificilmente saem da média de 15°C, mesmo durante os meses de junho e julho, temporada de inverno no país.

Além da temperatura e do clima, a região também atrai os turistas por conta de seu litoral, já que possui um trecho com cerca de cem quilômetros de praias, calçadões, piscinas e restaurantes, chamado de "milha dourada". Surfar, tomar um bom banho de mar ou simplesmente se bronzear: Durban oferece todas essas opções ao turista. O mergulho de snorkel na presença de vários animais marinhos, como focas, golfinhos e até tubarões também é uma atividade bastante procurada no local.

O lugar, que se orgulha de ser agraciado com o sol o ano todo, também é ideal para a prática de kitesurf, vôlei de praia, jet ski, pedalinho e muitas outras atividades. A última edição do guia "Lonely Planet - Viajando com crianças" listou a cidade entre as dez melhores do mundo no ranking das praias para a família.

A localização da cidade é a grande aposta dos organizadores, para tornar o local a base de muitos torcedores que estarão no país durante a Copa do Mundo.

Passeios além da praia

Durban tem seus encantos. Muitos pontos turísticos e famosos cartões-postais fazem do local um dos mais visitados de todo o continente africano. As atrações são muitas e vão além das belas praias da região.

O uShaka Marine World é uma dessas atrações. Localizado quase que à beira mar, o parque aquático tem um dos maiores aquários do mundo, com golfinhos, focas e grandes tanques para o mergulho. O nome do parque é em homenagem ao rei Shaka, líder da cultura zulu.

As atrações turísticas de Durban não são só aquáticas. A cidade possui também belos safáris, onde o visitante pode se deslumbrar, passsando a poucos metros de elefantes, rinocerontes, leões, búfalos, leopardos, crocodilos, hienas e uma série de animais típicos do continente africano.

A região também tem dois locais considerados Patrimônios Mundiais da Humanidade. Um é o iSimangaliso Wetland Park, ou Complexo de Zonas Úmidas de Santa Lúcia, de onde pode-se observar a migração de baleias, golfinhos e tubarões. Já nas cordilheiras do Drakensberg, os atrativos são as várias espécies de pássaros e a grande concentração de pinturas rupestres.

Para quem prefere um passeio histórico também há opção. O museu Shakaland é interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da nação zulu.

Grandes centros comerciais, como o Gateway Theatre of Shopping, o Pavilion Shopping Center e o Village Walk são boas opções para quem pensa em trazer lembranças sul-africanas.

O recém-construído estádio Moses Mabhida também se tornou um cartão-postal da cidade. Com capacidade para 70 mil pessoas, é um dos mais belos do país. A estrutura do local possibilita que o turista suba de teleférico até seu ponto mais alto, de onde pode saltar de bungee jump. O topo da estrutura também tem como atrativo a visão panorâmica das praias da região.

Andando por Durban

A cidade de Durban está passando por uma grande reformulação em seu sistema de transportes. Um motivo de orgulho para a população é o Aeroporto Internacional King Shaka, considerado um dos mais sofisticados do continente. Partindo dele, os turistas podem viajar para todas as outras sedes da Copa do Mundo 2010. O sul-africanos esperam que em breve o aeroporto também possa receber voos internacionais, o que hoje só ocorre em Johannesburgo.

Outra opção para o turista é o transporte terrestre, já que as redes ferroviárias e de ônibus nacionais passam pelo local. A cidade já conta também com uma nova e grande estação de transportes urbanos, bem próxima ao estádio Moses Mabhida e aos e resorts instalados à beira-mar. Até a Copa, Durban deve ganhar uma nova frota com ônibus de padrão internacional.

Uma das opções para passear e conhecer outras cidades do país é o trem Meyl Shosholoza, que oferece cabines com cama e restaurante.

Os táxis, os micro-ônibus e até o aluguel de carro também são formas seguras e recomendadas para o transporte dos turistas, que logo ao chegar em Durban receberão um guia com dados das empresas que fazem o transporte na cidade e um guia turístico com várias rotas e locais para o visitante conhecer.

Para quem quer fazer um tour de três horas e passar por todos os principais pontos da cidade, a dica é o Ricksha, um ônibus colorido, parecido com aqueles chamados de "trenzinho", que costumamos ver em cidades do litoral do Brasil.

Durban, uma cidade preparada para os turistas

Eleita como uma das 10 melhores cidades para se aproveitar com a família, a cidade de Durban tem várias opções de hospedagem. Os turistas podem escolher entre hotéis próximos à praia, ou então no sossego da natureza. O estádio Moses Mabhida fica bem próximo ao litoral.

É importante ressaltar que, tanto na praia quanto na natureza, o turista pode encontrar as seguintes opções: os luxuosos e os alojamentos simples, tipo albergues, ou pensões. A cidade também possui alguns campings, onde o turista mais aventureiro pode se instalar.

Todos os hotéis e acomodações são classificados pelo Conselho de Turismo da África do Sul e também pela Fifa. Caso procure por hospedagem, confira as indicações nos sites oficiais da cidade e do organizador do torneio.

Vai um coelho aí?

Durban tem uma das cozinhas mais diversificadas e apreciadas da África do Sul. Com uma mistura de cozinha africana, com indiana, frutos do mar e carne os restaurantes da cidade são bastante ecléticos.

O peixe fresco, os mariscos e a carne de coelho são especialidades do local, mas você também poderá encontrar restaurantes chineses, tailandeses, japoneses, italianos e franceses. Outra tradição local é o " braais", nada mais que o nosso popular churrasco.

O prato típico mais famoso de Durban é o " Bunny Chow", prato que mistura carne de coelho e molho curry, além de algumas fatias e pão. Os sul-africanos costumam dizer que o turista não pode visitar a cidade e sair sem comer o prato.

O povo de Durban gosta muito de bebericar em bares e restaurantes, que colocam suas mesinhas nas ruas. As ruas Florida Road, Davenport Road ou Swapo Avenue são redutos de alguns desses locais.

Outra atração da cidade na época da Copa será a Fan Park, um evento com telões e shows com música ao vivo, montado nas areias das praias. A intenção é que o povo sul-africano fique integrado com os turistas, durante as partidas do torneio.

Como chegar?

Os voos internacionais chegam à África do Sul através do Aeroporto Internacional OR Tambo, em Johannesburgo. Com mais uma uma hora de viagem você pode chegar em Durban, mas atualmente apenas algumas companhias fazem esse voo. Na época da Copa, o número de empresas que farão esse trajeto deve aumentar.

Além de abrigar algumas seleções que vão disputar o torneio, a cidade também espera que até lá seu aeroporto já receba viagens internacionais, para receber também um maior número de torcedores.

Se preferir, o turista pode fazer o trajeto Johannesburgo / Durban de ônibus, por um preço médio de US$ 20,00 e cerca de sete horas de viagem.

Para maiores informações sobre como chegar, onde ficar e comer e como se locomover em Durban clique aqui.

Atualizado em 10 Abr 2012.