Terceiro país com mais florestas na Europa, atrás apenas da Finlândia e da Suécia, a Eslovênia tem uma temperatura que pode variar entre -2°C e 21°C durante o ano. Com uma população de pouco mais de 2 milhões de habitantes, está entre as nações europeias de menor densidade demográfica.
A maior cidade do país é a capital, Liubliana, que tem como principais pontos turísticos uma série de monumentos históricos e catedrais, sempre com forte influência da arquitetura da Áustria, com quem faz fronteira. Os fatos que ocorreram na cidade, assim como a reconstrução no período pós-Segunda Guerra Mundial, dão ao turista a possibilidade de encontrar várias construções antigas.
O Castelo de Liubliana, a Catedral de São Nicolau, as igrejas, Franciscana e de São Pedro, as pontes dos Dragões e dos Sapateiros, além de vários museus nacionais, são os principais pontos turísticos da capital eslovena.
Por estar localizado entre o mar Adriático e os Alpes, o país é muito frequentado durante o inverno europeu e também oferece opções para turismo rural e para prática de esportes na neve.
Gastronomia
Pela localização, já que está no centro do continente europeu e faz fronteira com a Itália, com a Áustria e com a Hungria, a gastronomia eslovena é uma mistura das culinárias destes países. Com a profusão destas cozinhas a culinária da Eslovênia tornou-se bastante diversificada.
A massa, a carne, o arroz branco e as saladas verdes são alimentos básicos para os eslovenos, e seus restaurantes trabalham com cozinha internacional.
Um prato típico da Eslovênia é o gulash, preparado com carne bovina ou suína cozida, misturada à gordura quente, farinha, cebola, pimentão e outras especiarias. Esse prato é tradicional na Áustria e na Hungria.
A bebida mais popular no país é a cerveja, mas os eslovenos também consomem chá, café e vinho, em certa quantidade.
Eslovênia chega à África para espantar fama de zebra
Uma das seis nações que formavam a Iugoslávia e que se separou em 1991, a Eslovênia chega à África do Sul para disputar sua segunda Copa do Mundo. Na estreia do país em mundiais, no ano de 2002, foram eliminados ainda na primeira fase, com derrotas para Espanha, África do Sul e Paraguai. É considerada a maior zebra das eliminatórias para o mundial deste ano.
O grupo da Eslovênia nas eliminatórias tinha outros dois favoritos: República Tcheca e Polônia, seleções que jogaram o último mundial, em 2006, na Alemanha, e a última Euro, no ano de 2008. Com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, em uma campanha onde tomou apenas 4 gols em 10 jogos disputados, a seleção eslovena se garantiu na repescagem das eliminatórias europeias, desbancando os outros favoritos e com uma das defesas menos vazadas de todo o continente.
Com Matjaz Kek no comando e sem grandes craques internacionais, a Eslovênia baseia seu time na força do grupo e no espírito coletivo de seus atletas. A maioria dos jogadores joga em times, pequenos ou médios, da Inglaterra e da Alemanha, como o goleador Milivoje Novakovic, artilheiro do país nas eliminatórias e que atua pelo Colônia. O goleiro Samir Handanovic e o capitão Roberto Koren são outros jogadores importantes que formam a estrutura do time.
Na Copa do Mundo 2010, a Eslovenia está no grupo C e vai enfrentar a Inglaterra, os EUA e a Argélia.
Atualizado em 10 Abr 2012.