O país das touradas, danças típicas e da paella venceu a Copa do Mundo pela primeira vez na história. Iniesta marcou o gol durante a prorrogação da partida, que estava empatada em 0 X 0, contra a Holanda.
O time espanhol fez uma boa campanha no mundial da África, perdendo apenas um jogo para a Suíça, ainda na primeira fase. Apesar da tradição do futebol da Espanha, a seleção nunca havia ganho uma Copa até então.
Sobre o país
A capital Madri, além de Barcelona e Valência são suas principais cidades. Em Madri, apesar dos diversos monumentos, principalmente no centro medieval e o Museu do Prado, o que chama a atenção dos turistas é a vida noturna. As touradas também são eventos bastante populares na cidade, e também no restante do país.
Barcelona também tem a vida bastante agitada, principalmente durante a noite. A cidade, uma das mais ricas da Espanha, fica na região da Catalunha e seu cartão-postal é a Igreja da Sagrada Família, assinada pelo arquiteto Antonio Gaudí, considerado um dos mestres da arquitetura mundial. O estilo gótico representado na obra de Gaudí está presente por todos os lados na cidade de Barcelona.
Em Valência, a festa mais conhecida mundialmente é a "Tomatina", famosa guerra de tomates que atrai turistas do mundo todo. A vida noturna e o agito das praias também são destaques dessa cidade. Já na Andaluzia, região sul da Espanha, a dança flamenca e suas castanholas são traços típicos da cultura local.
Gastronomia
Na culinária, a cozinha espanhola tem bastante destaque mundialmente. Sempre utilizando bastante azeite de oliva, tem na paella seu principal prato. Dizem, até mesmo na própria Espanha, que na cidade de Valência se faz a melhor versão do prato, que tem os frutos do mar como principal ingrediente.
Até por sua localização geográfica, afinal tem quase toda a sua costa banhada pelo mar, a Espanha é também o segundo maior consumidor de peixes do mundo, perdendo somente para o Japão. O arroz, o feijão, os legumes e as carnes, mais especificamente as suínas, também são bastante apreciados em algumas regiões do país. Os espanhóis também são lembrados por produzir e apreciar muito vinho.
Veja restaurantes típicos:
São Paulo
Rio de Janeiro
Mais cidades
"Fúria" chega como favorita
Campeã da Eurocopa 2008 e líder do ranking de seleções da Fifa, a Espanha chega à Copa do Mundo da África do Sul credenciada também pela ótima campanha que fez nas eliminatórias europeias. Com 100% de aproveitamento, a "Fúria", como é chamada, venceu todos os jogos disputados no classificatório e vai tentar apagar a imagem criada sobre a seleção espanhola, de que o time sempre "amarela" nas grandes decisões.
O último fracasso aconteceu na Copa das Confederações do ano passado, quando a "Fúria" perdeu para os EUA na semifinal e penou para ganhar da África do Sul, na disputa pela terceira colocação.
A Espanha trocou de comandante após a conquista da Euro 2008. Vicente Del Bosque foi contratado para substituir Luís Aragonés, mas a base do time foi mantida e até mesmo Raúl, um dos preferidos da torcida, continuou de fora do selecionado.Com Xavi, Iniesta, Fábregas, Villa, Fernando Torres, Casillas e o brasileiro Marcos Senna, a seleção espanhola pode se gabar de ter um dos grupos mais fortes do mundo.
Pelo grupo de jogadores, pela experiência deles e pelas últimas conquistas, a Espanha é, ao lado do Brasil, uma das principais favoritas ao título na África do Sul. Participando de todos os mundiais desde 1974, a Espanha é a única seleção da história que liderou o ranking mundial, mesmo sem ter sido campeã do mundo.
Na Copa do Mundo 2010, a Espanha está no grupo H e enfrenta Chile, Suíça e Honduras.
Atualizado em 6 Set 2011.