Palco da grande final, o estádio Soccer City já recebeu sete jogos da Copa do Mundo 2010, inclusive o de abertura do mundial. Além de uma partida das oitavas e outra das quartas-de-final, a arena também recebeu, na primeira fase, o jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, um dos jogos da Argentina, além de confrontos da Holanda e da Alemanha.
Para a festa de encerramento, o estádio já recebeu um palco, onde os atletas campeões receberão a taça e suas medalhas. Antes da finalíssima, que acontece no domingo, às 15h30, no horário de Brasília, a cantora Shakira fará uma apresentação com grupo sul-africano Freshlyground e o ponto alto da celebração promete ser durante a execução de Waka Waka (This Time for Africa), música-tema do mundial 2010.
Construído na década de 80, o Soccer City passou por reformas, ganhou o maior investimento entre todos os estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo e se tornou o maior da África do Sul. O local, que será o palco da grande final da competição, recebeu cerca de R$ 805 milhões em investimentos e ganhou capacidade para 94,7 mil pessoas. O desenho arquitetônico também chama atenção, com a cobertura digna das grandes arenas europeias. O Soccer City é inspirado no ' calabash', um vaso artesanal típico da África do Sul e, com toda a iluminação montada para a Copa, deve causar um grande impacto nos torcedores que forem acompanhar o evento. As obras no entorno foram alvo de preocupação da Fifa e ficaram prontas com atraso.
Localizado perto de Soweto, periferia de Johannesburgo, onde vivem alguns dos mais fanáticos torcedores do país, o estádio já foi palco de alguns fatos históricos da África. Foi lá que a África do Sul conquistou sua primeira - e única até aqui - Copa das Nações Africanas, em 1996. O Soccer City foi também o cenário do primeiro discurso que Nelson Mandela fez após deixar a prisão, em 1990. Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, dois dos mais populares e de maiores torcidas na África do Sul, disputam seus jogos no local.
Durante a Copa do Mundo 2010, o Soccer City é o estádio que receberá a maior parte dos jogos de destaque, incluindo a final e a partida inaugural. Na abertura do torneio, dia 11 de junho, a anfitriã África do Sul encara o México, depois a Holanda pega a Dinamarca, no dia 14, a Argentina enfrenta a Coreia do Sul, no dia 17, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, no dia 20, além de Alemanha e Gana, no dia 23 de junho.
Além da grande final do torneio, no dia 11 de julho, o Soccer City também recebe uma partida de oitavas e outras de quartas-de-final.
Veja outras sedes da Copa do Mundo da África do Sul:
CIDADE DO CABO
Estádio Green Point
Principais Jogos: 11/06 - Uruguai X França, 24/06 - Holanda X Camarões.
NELSPRUIT
Estádio Mbombela
Principais Jogos: 20/06 - Itália X Nova Zelândia, 25/06 - Coreia do Norte X Costa do Marfim.
JOHANNESBURGO
Estádio Ellis Park
Principais Jogos: 15/06 - Brasil X Coreia do Norte, 21/06 Espanha X Honduras.
PORT ELIZABETH
Estádio Nelson Mandela Bay
Principais Jogos: 18/06 - Alemanha X Sérvia, 10/07 - Disputa pelo terceiro lugar.
BLOEMFONTEIN
Estádio Free State
Principais Jogos:14/06 - Japão X Camarões, 27/6 - Oitavas de final.
PRETÓRIA
Estádio Loftus Versfeld
Principais Jogos: 16/06 - África do Sul X Uruguai, 25/06 - Chile X Espanha.
RUSTENBURG
Estádio Royal Bafokeng
Principais Jogos: 12/06 - Inglaterra X Estados Unidos, 22/06 - México X Uruguai.
DURBAN
Estádio Moses Mabhida
Principais Jogos: 13/06 - Alemanha X Austrália, 25/06 - Portugal X Brasil.
POLOKWANE
Estádio Peter Mokaba
Principais Jogos: 17/06 - França X México, 22/06 - Grécia X Argentina.
Atualizado em 1 Dez 2011.