Superpotência econômica e militar, os Estados Unidos são o terceiro país em extensão em todo o mundo. Os ianques, como são chamados, têm também uma das populações mais multiculturais do planeta. Maior símbolo do sistema capitalista, os EUA possuem o maior PIB mundial e a maior bolsa de valores, tendo marcas conhecidas mundialmente.
Duas famosas regiões são destacadas do restante do país: o Havaí, um arquipélago no Oceano Pacífico, e o Alasca, região gelada no Pólo Norte. A nação tem várias cidades importantes, como Washington, a capital, Nova Iorque, a mais populosa, Los Angeles e Chicago.
Na capital uma série de monumentos e memoriais históricos, além da Casa Branca, sede do governo dos EUA, são os principais cartões-postais. Em Nova Iorque, onde está a sede da ONU e o famosíssimo Central Park, a estátua da Liberdade é um dos símbolos do país. Outro ponto bastante frequentado por turistas são as belas praias de Los Angeles, como Malibu. O bairro de Berverly Hills e o sinal de Hollywood, também em Los Angeles, são locais bastante conhecidos por conta da indústria cinematográfica. Em Orlando, os parques Walt Disney World e o Universal Studios são apenas dois dos principais pontos de visitação de turistas estrangeiros.
Foram mencionados alguns, mas há ainda nos EUA muitos outros cartões-postais, como museus, ruas e bairros famosos, grandes monumentos e construções, teatros, óperas, parques, enfim, não é por acaso que o país é um dos mais visitados do planeta.
Gastronomia
Mundialmente famosos pelos fast-food, os EUA têm uma culinária bastante diversificada e que varia de região para região.
Uma das mais tradicionais refeições para o povo norte-americano, o café da manhã é bastante peculiar na terra do tio Sam. Ovos mexidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim são alguns dos ingredientes. O sanduíche, principalmente de hambúrguer, muitas vezes substitui as refeições dos norte-americanos, fato que pode contribuir para o alto índice de obesidade existente por lá.
Com a globalização, cozinhas italiana, grega, francesa, alemã, chinesa, indiana, japonesa, russa, espanhola e mexicana podem ser encontrados em suas principais cidades. Os restaurantes de lá também servem vários pratos com carne, peixe, trigo e legumes.
Os norte-americanos costumam beber muito café e refrigerante, tendo inclusive estudos que apontam aquele país como o maior consumidor da bebida.
Com pouca tradição, EUA buscam bom resultado na Copa
Maior potência mundial nos esportes olímpicos, os EUA não têm no futebol a tradição conquistada em outros esportes, como no atletismo ou no basquete. A Copa do Mundo da África do Sul será a nona disputa pelos norte-americanos em mundiais, sendo a sexta participação consecutiva.
O melhor resultado dos EUA até aqui aconteceu na primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930, quando o país foi o terceiro colocado, mas tinha uma seleção formada, quase que em sua totalidade, por imigrantes.
Em 2009, na Copa das Confederações, também sediada pela África do Sul, os EUA conquistaram seu maior resultado no futebol, esporte que para eles se chama soccer e é predominantemente praticado por mulheres. Eles eliminaram a Espanha, então líder do ranking da Fifa, e fizeram sua primeira final de um torneio internacional contra o Brasil. Após fazer 2 a 0 na final, os norte-americanos permitiram a virada brasileira amargando o vice-campeonato, mas o que ficou de positivo foi a ótima campanha realizada no torneio e a esperança de surpreender também na Copa do Mundo.
Com 13 vitórias, dois empates e três derrotas, em 18 partidas disputadas, a seleção dos EUA passou tranquilamente pelas eliminatórias da Concacaf. Comandada por Bob Bradley, a equipe é formada por jogadores rodados como Onyewu, zagueiro que atua no Milan, Michael Bradley, o filho do treinador, Jozy Altidore, artilheiro no classificatório continental, Dempsey, do Fulham da Inglaterra, e o maestro Landon Donovan, principal jogador do selecionado norte-americano.
Os norte-americanos estão no grupo C da Copa do Mundo 2010, o mesmo grupo de Inglaterra, Argélia e Eslovênia.
Atualizado em 10 Abr 2012.